Nova rede de saneamento, iluminação LED e construção de habitações no Monte Sinai

Vem sendo realizadas importantes melhorias no núcleo habitacional Jd. Monte Sinai, localizado na região do Jd. Nova Europa. Nesta semana, teve início a instalação da nova rede de esgoto sanitário e abastecimento de água, um passo fundamental para a regularização fundiária do bairro. Na segunda-feira (02/09), técnicos da Secretaria de Habitação e engenheiros da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) se reuniram para alinhar os detalhes das obras, com a participação ativa dos representantes do bairro.

O planejamento para essa infraestrutura envolveu uma série de reuniões ao longo do ano passado entre a Prefeitura e a Sabesp. O estudo de viabilidade analisou as características dos terrenos e a demanda dos moradores, além de verificar a compatibilidade com a rede existente e a capacidade necessária para o abastecimento.

A partir de terça-feira (03/09), as obras de instalação da rede de esgoto começaram conforme o projeto técnico definido, que inclui a escavação de valas e a instalação de tubulações subterrâneas. A rede coletora será conectada ao Coletor-Tronco da Sabesp através de aberturas mecânicas realizadas com retroescavadeiras. Durante a reunião, os moradores foram informados sobre possíveis interdições de vias e receberam orientações sobre a segurança e a necessidade de armazenar água para emergências.

Além do saneamento básico, o bairro já foi beneficiado com a instalação de cerca de 2 mil lâmpadas LED, substituindo as antigas lâmpadas incandescentes e melhorando a eficiência energética. Em termos habitacionais, um convênio firmado em junho de 2022 entre a Prefeitura e a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) resultou na construção de 152 novas moradias. Esse projeto visa a recuperação ambiental da área e a realocação de famílias de áreas de preservação permanente para as novas unidades habitacionais.

Maria de Nazaré Silva Lacerda, uma das primeiras moradoras do Jd. Monte Sinai, expressa sua satisfação com as melhorias. “Quando comecei a morar aqui, era apenas mato. Agora, a conexão com a rede de água vai mudar muito a minha vida”, afirma. Elaine Targino, presidente da Associação dos Moradores, também ressalta a importância dessas obras para a dignidade e o progresso do bairro.

Sair da versão mobile