Nossa Cidade

No Jd. Amanda, Prefeitura inicia sinalização viária perto de escolas

 

Quem circula pelas ruas do Jd. Amanda precisa estar atento às mudanças no trânsito nas proximidades da EE (Escola Estadual) Profª Conceição Aparecida T. G. Gardinales e da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Célia Cabral Amaral. A partir da Rua Orígenes Lessa, em direção à Lima Barreto, haverá interdições parciais e temporárias de quadras para que a Prefeitura de Hortolândia sinalize vias. É que a Secretaria de Mobilidade Urbana começou, nesta terça-feira (17/07), a execução do convênio firmado com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, voltado especificamente a ações de segurança viária.

Anuncio


Por meio desta parceria, o município receberá R$ 975.376,85 para realizar pintura de solo e instalar placas no entorno de mais de 40 escolas do município. A previsão é que a primeira das três etapas de trabalhos se estenda por cerca de três meses, de acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana. Ela inclui projetos em diversos bairros, tais como Jd. Amanda, São Sebastião, Jd. Novo Ângulo, Jd. Boa Esperança, Jd. Santa Esmeralda, Jd. Santa Rita de Cássia, Residencial João Luiz, Jd. Santana, Jd. Minda, Jd. Novo Horizonte, Jd. Santa Esmeralda, Jd. Primavera, Jd. Nova Europa, Jd. Boa Vista, Jd. Rosolen e Chácaras Fazenda Coelho.

No primeiro dia de atividades, enquanto a equipe de sinalização fazia pintura de solo, operadores de trânsito davam apoio, apontando desvios e orientando motoristas. “Pedimos à comunidade que tenha um pouco de paciência, pois as interdições, mesmo breves, causam algum desconforto, mas são necessárias à realização do trabalho. O projeto trará mais segurança e melhores condições de trânsito no entorno destas escolas”, esclarece o diretor de Operações, José Eduardo Vasconcellos.

“Com a assinatura deste convênio, damos um passo importante para melhorar a sinalização da nossa cidade e salvar vidas. Esta parceria demonstra o envolvimento de todos os órgãos no combate e prevenção aos acidentes de trânsito, que impactam, inclusive, no sistema de saúde”, destacou o prefeito Angelo Perugini, quando da assinatura do convênio com o Governo do Estado, em dezembro passado.

Semáforos

O convênio também possibilitará a instalação de semáforos em três cruzamentos ao longo da Avenida da Emancipação, no Jd. Santa Rita de Cássia: um em frente à empresa Magneti Marelli; um na esquina com a Rua Terezinha de Jesus; e outro no cruzamento com a Avenida Olívio Franceschini. Entre os critérios para a escolha das cidades beneficiadas pelo convênio estão o número de habitantes e a proporção de óbitos causados por acidentes de trânsito.

O convênio com o Estado faz parte do pacote de medidas adotadas pela Prefeitura para ampliar a segurança no trânsito na cidade. Ele inclui também fiscalização por radar (que em breve entrará em operação), reforço na sinalização, novos semáforos, criação de área de estacionamento rotativo (Zona Azul), serviço de pátio para tirar carros abandonados das ruas, além de ações educativas com apoio e participação da sociedade civil.

O pacote foi lançado após estudo inédito que mostra que Hortolândia registra uma média de 3,5 acidentes de trânsito por dia e pelo menos uma morte por mês. Os dados revelaram que, de janeiro a dezembro de 2017, houve 1.265 ocorrências de trânsito, 223 com vítimas feridas e 26 fatais. Em todos os meses, aconteceram mortes no trânsito em Hortolândia. O perfil das vítimas traz um dado alarmante: 55% das pessoas feridas estiveram envolvidas em acidentes com motos; nos 26 acidentes com vítimas fatais, oito eram motociclistas. Este tipo de acidente normalmente acontece à noite, com envolvimento maior de homens jovens, com idade entre 18 e 24 anos, e 30 e 34 anos, na mesma proporção.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo