Início Notícias Nossa Cidade No Dia da Água, crianças aprendem arte de pintar com spray em...

No Dia da Água, crianças aprendem arte de pintar com spray em Hortolândia

grafitti

Crianças e adolescentes do Jardim Boa Esperança, em Hortolândia, vão aprender técnicas básicas para desenhar com spray durante a oficina gratuita de graffiti, que começa nesta quarta-feira (22), Dia Mundial da Água. A atividade encerra, com chave de ouro, o 6º Jacuba Festival de Graffiti, realizado sábado e domingo (18 e 19/03), com a participação de 120 artistas de 16 estados do Brasil. Inspirados no tema “Água”, os talentos do spray transformaram em arte graffiti o muro de 1,5 mil m 2 da ETA (Estação de Tratamento de Água), no Jd. Boa Esperança. O evento é uma ação da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Hortolândia e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), com idealização e produção da Equipe Jacuba Graffiti, coordenada pelos artistas Kranium e Cabelin.

A oficina de graffiti será realizada pelo artista urbano e arte-educador Leandro Kranium, de manhã e à tarde, com crianças e adolescentes atendidos pela entidade assistencial Núcleo Vinde a Mim. Os trabalhos de Kranium são referência na Região Metropolitana de Campinas e no Brasil, com desenhos marcados pelo estilo figurativo e traços vetorizados.

“Durante a oficina, vamos ensinar para essa galera o básico da arte do graffiti, desde o esboço no papel até a experiência prática com o spray. Além de utilizar a linguagem do graffiti como forma de conscientizar para a importância da água e do meio ambiente, queremos fomentar a identificação e formação de novos artistas, além estimular a arte graffiti como profissão”, afirma Kranium.

A atividade termina na sexta-feira (24/03) com visita dos aprendizes à ETA Jd. Boa Esperança. No local, monitores da Sabesp vão apresentar como funciona uma estação de tratamento de água e orientar sobre a importância do consumo consciente dos recursos hídricos. Além disso, as crianças poderão apreciar o mural gigante de arte graffiti desenhado a 240 mãos, com 1.200 tubos de tinta spray.

MURAL GIGANTE

Agora, quem passa pelo entorno do muro da ETA do Jardim Boa Esperança, na Rua Sergipe, vê arte por toda a parte, com desenhos coloridos com spray, em diferentes estilos e mensagens, todos inspirados no tema “Água”. A estrutura de concreto ganhou novo significado: virou uma galeria de arte ao ar livre, que enche os olhos da comunidade.

A artista urbana Mariana Calle, 25 anos, veio do bairro Perus, periferia de São Paulo, para participar do festival em Hortolândia. “A organização do evento está maravilhosa, recebemos toda assistência e material para pintar”, elogiou. Mariana deixou no muro o desenho de uma deusa da água, representada por uma mulher preta da favela.

“Nas minhas pinturas o desenho tem que combinar estética com reflexão. Cresci na periferia e o acesso ao saneamento básico é uma das maiores dificuldades de quem vive na favela. O protesto é a essência do graffiti”, disse a jovem, que há 10 anos se dedica à arte de pintar com spray.

A pintura em mutirão chamou atenção dos moradores. “Ficou lindo. É tanto desenho bonito que a gente nem sabe qual escolher como preferido. É a primeira vez que vejo os grafiteiros pintando ao vivo. Deu uma alegria para o bairro”, afirmou a diarista Marina Pereira. 

SUCESSO

O 6º Jacuba Festival de Graffiti reuniu artistas de 16 estados brasileiros: Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (29 são do interior e da RMC, 42 da capital e Grande São Paulo).

“O festival foi um sucesso, com entrega sensacional dos artistas, marcado pela diversidade cultural, de raça, de gênero e estilos. O trabalho em equipe, planejamento e as importantes parcerias com a Secretaria de Cultura e a Sabesp foram fundamentais para o evento alcançar seus objetivos e criar identificação com a comunidade. Queremos ressignificar espaços, transformá-los em galerias de arte a céu aberto e em pontos turísticos, valorizando a cidade e promovendo o contato da população com a linguagem do graffiti. Nosso Festival avança e coloca Hortolândia no mapa nacional da arte de desenhar com spray”, avalia Kranium.

Para o gerente de divisão da Sabesp, em Hortolândia, Marcelo Maioli de Oliveira, o festival misturou conscientização, com pluralidade cultural, além de celebração à vida e aos recursos hídricos. “Todos os dias, quando nós acordamos, uma das primeiras coisas a se fazer é abrir uma torneira. E, por trás dessa água que nos desperta, existe um grande time de pessoas trabalhando para nos levar dignidade, saúde e vida”, disse Oliveira.

“Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água, mas devemos lembrar, preservar e celebrar a água todos os dias, afinal água é vida e vida é o que nos move. E para uma homenagem a ela, que nos une, esta celebração com todas as diversidades e transformações que só a água e a arte proporcionaram através do 6º Jacuba Festival de Graffiti. A Sabesp agradece a oportunidade de participar em parceria na realização do festival com a Equipe Jacuba Graffiti, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Hortolândia”, completou o gerente da Sabesp.

Além de oferecer o espaço para realização da arte Graffiti, a Companhia de Saneamento também disponibilizou material para a pintura e contribuiu com a alimentação dos artistas.

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98