A Prefeitura de Hortolândia orienta para que os moradores permitam a entrada da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), órgão da Secretaria de Saúde, para o trabalho de nebulização contra Aedes aegypti a fim de eliminar o inseto. Nesta semana, os agentes do órgão percorrem a região do Jardim Adelaide para realizar a ação.
O veterinário do órgão, Evandro Alves Cardoso, ressalta que a Prefeitura tem enfrentado muita resistência da população em não permitir a entrada dos agentes para fazer a nebulização. “Muitos moradores não deixam os agentes entrarem, dizendo que o trabalho não é necessário. Reforçamos que a nebulização é uma ação importante de combate ao Aedes argypti que a Prefeitura realiza para evitar o aumento da transmissão da Dengue e demais arboviroses. Por isso, é importante que os moradores permitam a entrada dos agentes”, reforça Cardoso.
Os agentes estão identificados com crachá e uniforme. A Prefeitura ainda orienta os moradores para ficarem atentos contra golpes. Nas visitas, os agentes não solicitam nenhum dado bancário ou informação pessoal dos moradores. Eles entram nas casas somente para realizar a ação. Em caso de dúvidas e orientações, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974.
Mais sobre a nebulização contra Aedes aegypti
De acordo com o veterinário, a nebulização é feita em regiões da cidade onde foram notificados casos positivos de Dengue, Zika e Chikungunya. A ação foi retomada em janeiro deste ano. Na ação, os agentes entram nas casas para espalhar um tipo de inseticida no ar para eliminar os mosquitos adultos. Os agentes utilizam nebulizadores fixados nas costas para espalhar o inseticida em forma de vapor. O trabalho dura entre 15 a 20 minutos. Durante esse período, os agentes solicitam para que os moradores fiquem fora de suas casas. De acordo com a UVZ, o inseticida é seguro e não faz mal para as pessoas.
De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, órgão da Secretaria de Saúde, o município registra neste ano 365 casos notificados de Dengue, dos quais 12 positivos e nenhum óbito. Já de Chikungunya, são dois casos notificados que aguardam resultado. Neste ano, Hortolândia ainda não registra nenhuma notificação de Zika.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98