Na tarde desse sábado (25) foi flagrado diversos motoristas invadindo a mão dupla de uma avenida em Hortolândia para desviar de buraco no asfalto.
O caso aconteceu na Avenida João Coelho na altura do Jardim Girassol, sentido Chácaras Coelho região do Jardim Rosolen. O fluxo de veículos é grande por se tratar de um dos principais acessos de quem vem da região no Nova America.
Chuvas x Buracos
As chuvas de verão na região têm piorado a situação do asfalto de algumas ruas e avenidas da cidade. Em média, um pavimento comum tem três camadas: o solo típico do local, a base de brita e, por cima, o revestimento de concreto asfáltico. E basta uma fissura não resolvida pra água da chuva ou de um vazamento começar um grande estrago.
A qualidade de um pavimento depende de diversos fatores, como para que tipo de tráfego a via está sendo projetada – se tráfego leve, pesado; e a previsão de vida útil que a via precisará ter. E isso define o tipo de material a ser usado e a forma de execução do projeto. Em qualquer caso são necessárias manutenção preventiva e corretiva.
Os pesquisadores do laboratório de pavimentos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na Universidade de São Paulo (USP) orientam empresas sobre materiais adequados e execução de projetos.
“A água pode penetrar nessas fissuras e ir lavando esse revestimento, removendo o asfalto do concreto asfáltico e aí vai formar como se fosse uma cárie em dente, vai abrindo buraco até atingir camadas de baixo e aí o pavimento pode ter ruptura total”, explica o pesquisador Rubens Vieira.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98