Os motoristas de ônibus de Hortolândia estão reclamando do descaso sofrido em relação a empresa Viação Lira e cobram mais apoio da Prefeitura da cidade. Segundo motoristas que não quiseram se identificar com medo de represálias, a marginalização de seu trabalho é o principal problema enfrentado atualmente. “Se corremos é porque temos que cumpre horário, se ficamos sério, é porque a nossa carga horária é estressante. Estamos sendo marginalizados”. Em nota, A Prefeitura de Hortolândia afirmou vai apurar as denúncias junto a Viação Lira. Sobre a frota, explicou que a idade média dos veículos em circulação em Hortolândia é de 5.08 anos. De acordo com o contrato com a empresa prestadora de serviço de transporte coletivo urbano, a idade média da frota deve ser sempre inferior a 8 anos.
“Minha rotina começa as cinco da manhã, temos um intervale de almoço das 8h20 às 9h20 e encerramos as 15h. Mais de dez horas de trabalho ininterrupta”, comentou um motorista. “Fazemos um itinerário muito curto, tentamos atender a população, mas não conseguimos parar nem para ir ao banheiro. Eu tenho meia hora pra fazer toda a linha de ida e volta”.
Além do estresse, os motoristas afirmam que os problemas enfretados estão atrapalhando sua saúde. “Desembarca e embarca passageiro sem parar, até cumprir essa carga horária. Queremos que todos olhem para a gente também. Queremos prestar um bom serviço, mas queremos ser respeitados também. Tem bastante motorista com problemas na coluna, estresse, no joelho por não terem tempo nem de levantar do banco.
“Os motoristas entraram em greve, mas não teve diálogo com a empresa sobre esses assuntos. E no final o cabeça da greve é mandado embora. Se reclamar recebe represália. Queremos que a Prefeitura olhe para gente, porque prestamos serviço para a cidade”, desabafa um motorista
VEÍCULOS
Outro problema apontado pelos motoristas é em relação a qualidade dos veículos utilizados na cidade. “A qualidade dos carros está muito ruim. Nas outras cidades os veículos têm vida útil. Já em Hortolândia os ônibus que circulam vieram de Guarulhos, onde já não tinham passado da vida útil.
“Temos que prestar serviço com ônibus ruim, pneu careca, correndo risco de morte. Um peso desses com pneu careca, qualquer curva com chuvinha ele desliza. Eu, como profissional e como pessoa falo sinceramente, nas minhas três primeiras voltas, meu humor e ótimo, passou disso meu humor fica alterado”, afirmou.
“Os passageiros não têm informativo de ônibus nos pontos, então ele fica por horas esperando e no ponto não passa, sobrecarregando os motoristas, que vão escutar a ofensa, além das perguntas, porque dirigimos, cobramos a passagem e fazemos balcão de informação”, contou o motorista.
“E referente a velocidade, temos que correr para cumprir horário. Se você não cumprir o horário eles te colocam em linha ruim, fazem represália. Agora a prefeitura monitora a gente com GPS. Se tiver uma rua interditada e tiver que mudar, tenho que parar o veículo, ligar pra garagem, que vai entrar em contato com a Prefeitura e vai autorizar a mudança de percurso”. “Estamos sendo marginalizados. Estão passando a imagem de que o que acontece de ruim no transporte de Hortolândia é culpa do motorista”, finalizou.
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