A cidade de Hortolândia segue intensificando o combate ao mosquito da dengue, ou Aedes aegypti, que também transmite as doenças Zika e Chikungunya. Nesta semana, as equipes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses), vinculada à Secretaria de Saúde, estão realizando ações de busca ativa nas regiões do Jardim Santa Clara do Lago, Jardim Campos Verdes e Jardim Nossa Senhora de Fátima. O objetivo é identificar e eliminar possíveis criadouros do mosquito.
A ação consiste em visitas domiciliares, onde os agentes da UVZ inspecionam as casas em busca de focos do Aedes aegypti, com o intuito de eliminar o inseto ainda na fase larval. Se forem encontradas larvas, amostras são recolhidas para análise em laboratório. Segundo a UVZ, aproximadamente 80% dos criadouros estão localizados nas residências, reforçando a importância da colaboração da população.
Durante as visitas, os agentes também orientam os moradores sobre como prevenir a proliferação do mosquito e perguntam se há alguém na casa com sintomas de Dengue, Zika ou Chikungunya. Caso algum morador apresente sintomas, a recomendação é que a pessoa procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para atendimento e avaliação.
Mais detalhes sobre o combate ao mosquito da dengue: colabore!
A Prefeitura pede a colaboração dos moradores para que permitam a entrada dos agentes da UVZ, que estarão devidamente identificados com crachá e uniforme. Para mais informações sobre as áreas e ruas que estão recebendo a ação, a população pode entrar em contato com a UVZ pelos telefones (19) 3897-3312 ou (19) 3897-5974. Até o momento, Hortolândia registrou 14.373 notificações de Dengue, com 4.145 casos confirmados e sete óbitos, além de dois casos confirmados de Chikungunya e um caso suspeito de Zika em investigação.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98