Hortolândia está empenhada em garantir moradia digna à população por meio de ações planejadas para os próximos 10 anos no setor habitacional. Nesse contexto, avança a execução do PHLIS (Plano Municipal de Habitação de Interesse Social), um estudo fundamental encomendado pela Secretaria de Habitação e que deve ser finalizado em setembro deste ano.
O Plano Municipal, que conta com a consultoria da empresa Demacamp e a colaboração de diversas secretarias municipais, é realizado a cada década e está alinhado com as diretrizes do Sistema Nacional de Habitação. Seu objetivo principal é atualizar os dados habitacionais do município e servir como instrumento de planejamento das ações das Políticas de Habitação de Interesse Social, especialmente voltadas para o atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Entenda mais detalhes das etapas para gerar moradia digna à população de Hortolândia
A primeira etapa do PHLIS teve início em dezembro de 2023, com a apresentação da proposta metodológica pela empresa Demacamp. Desde então, vem sendo realizado um trabalho minucioso de avaliação e atualização do diagnóstico do setor habitacional de Hortolândia. Nessa etapa, são levantados dados sobre inserção regional, características do município, necessidades e ofertas habitacionais, marcos regulatórios, condições legais e administrativas, entre outros aspectos.
A coordenadora técnica da Demacamp, Eleusina Lavor Holanda de Freitas, destaca a importância de um trabalho coordenado com a Prefeitura para a execução do plano. Ela explica que a primeira etapa do diagnóstico habitacional visa levantar questões que impactam a realidade do município, incluindo questões econômicas, de infraestrutura, legislação e contexto metropolitano. Durante essa fase, foram visitados 40 núcleos habitacionais para identificar possíveis situações de precariedade.
Com o diagnóstico habitacional consolidado, a próxima etapa será o planejamento conjunto das ações estratégicas a serem implementadas, visando promover a moradia com segurança, conforto e dignidade para todos os hortolandenses, especialmente aqueles que mais necessitam.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98