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Mobilidade urbana em Hortolândia apresenta falhas

Nos últimos quinze anos Hortolândia cresceu muito e com isto apareceram alguns efeitos colateiras como excesso de veículos nas ruas, transporte coletivo deficitário e em alguns casos precário, execução lenta de obras de infraestrutura e falta de ações conjuntas entre municípios da mesma região metropolitana. De uns tempos para cá, no entanto, a situação está se agravando. Com o bom momento que a economia brasileira viveu e o estímulo da indústria automotiva, muitas pessoas conseguiram comprar um veículo. Em 2010, 47% o total de domicílios no País possuíam automóveis ou motocicletas para atender o deslocamento dos seus moradores. Em 2008 o número era de 45,2%, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), e possivelmente este numero esta maior atualmente. Esse movimento vai na contramão do que defendem especialistas de trânsito. Segundo eles, se não houver investimentos volumosos no transporte coletivo, a mobilidade deve ficar cada vez mais comprometida e a cena urbana frequente será a dos congestionamentos.

Diversos moradores da cidade indagam o Portal Hortolândia sobre assunto relacionados a mobilidade, o principal que vem a tona é a falta de viadutos para melhorar o trânsito e a segurança na cidade, isto porque tivemos um acidente fatal de um policial que foi atropelado por um trem neste mês de agosto, o local não possui cancela para impedir a aproximação de veículos quando o trem está próximo, e o viaduto que é para ser construído não saiu do papel.

O transporte publico de Hortolândia também é falho, como relata o internauta R.F. “Não tem ônibus intermunicipal que atende o residencial Anaua, na estrada da granja, só o ônibus municipal que passa a cada uma hora pra mais. O ônibus 695 poderia subir até o condomínio e fazer o balão pra voltar.”, o internauta ainda reclama da falta de acostamento e calçada na estrada da “granja”.

Porem o problema do transporte público no município é antigo e mesmo com as mudanças das linhas, moradores tem dificuldade de sair de casa e ir ao centro de Hortolândia, e preferem ir para Campinas. A moradora Antônia Vieira que mora no Jardim Amanda falou com nossa equipe “eu moro aqui no Amanda e tem ônibus toda hora pra Campinas e chego lá em menos de 20 minutos, agora se eu quiser esperar um ônibus pra ir para centro daqui mesmo, vixi só pensar eu já desisto” desabafa a moradora que quer valorizar o comercio local, mas sem transporte prefere ir ao centro de Campinas.

Internautas também reclamam da falta de sinalização de transito e falta de facilidades para pedestres, como relata o internauta F.N. “Naquela avenida do Parque Ambiental Remanso das Águas precisa de um sinal urgente, trabalho la e sempre as pessoas tem que esperar mais de 20 minutos os carros passarem porque nenhum para quando os mais apressados não atravessa na frente do carro na faixa de pedestre e o carro breca em cima da pessoa “.

Diversos pontos de trânsito na cidade geram reclamações em horário de pico, o trevo da EMS, a nova entrada da Avenida Emancipação, a Avenida Santana no cruzamento com a Avenida Brasil no Jardim Amanda, são alguns do exemplos citados por internautas, alem do trânsito no centro da cidade, principalmente devido as obras do projeto Cidade Mais Bonita.

A empresa responsável pela mobilidade urbana em Hortolândia, cita diversas vezes que as obras realizada para melhoria na mobilidade município devem suprir os efeitos colaterais do crescimento com vencimento em até 10 anos, ou seja, suprir o trânsito até 2026, porem não é isto que se observa andando pela cidade.

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