Em Hortolândia, incentivar o crescimento do comércio local e compreender as necessidades dos microempreendedores são prioridades da Prefeitura. Como parte dessa iniciativa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação deu início a um ciclo de visitas às microempresas da cidade.
A primeira região contemplada foi o Jardim Novo Ângulo, onde equipes especializadas estão percorrendo os comércios de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h, para ouvir os microempreendedores e orientá-los sobre os serviços disponíveis.
Atendimento direto a microempreendedores e novas oportunidades
Durante as visitas, os agentes entregam um questionário para avaliar o cenário do comércio local e apresentar soluções. Também são oferecidas oportunidades de capacitação, como cursos em parceria com o Sebrae sobre planejamento, precificação e marketing – este último identificado como a maior demanda dos comerciantes nas primeiras pesquisas realizadas.
Além disso, os empreendedores são informados sobre o Banco do Povo, que disponibiliza crédito de até R$ 20 mil para fomentar pequenos negócios. “Temos uma conversa produtiva para o real desenvolvimento do comércio. Após essas visitas, faremos estudos detalhados para obter um panorama do microempreendedorismo na cidade”, explica Edvaldo Cardoso, diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação.
Hortolândia empreendedora
Em 2024, Hortolândia foi a segunda cidade da região em atendimentos pelo Sebrae, ficando atrás apenas de Campinas. Foram registrados 53.098 atendimentos por meio de consultorias online, eventos, feiras, Sebrae Aqui, Sebrae Móvel e atendimentos presenciais. Somente no posto Sebrae Aqui da cidade, foram realizados 5.755 atendimentos presenciais, beneficiando tanto pessoas físicas (4.894) quanto jurídicas (861).
“O empreendedor de Hortolândia conta com apoio e qualificação para crescer com segurança. Nosso compromisso é seguir investindo em capacitação e inovação, garantindo que, com o tempo, possamos ver o desenvolvimento do comércio em cada bairro da cidade”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação, Dimas Pádua.
Os serviços de apoio ao empreendedor funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no Palácio dos Migrantes “Paço Municipal Prefeito Angelo Augusto Perugini”, localizado na Rua Projetada 12, nº 100, Jardim Metropolitan.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98