A Prefeitura de Hortolândia deu início às atividades do mês da Consciência Negra, que se estenderão até 10 de dezembro, com o tema “Consciência, Ativismo e Cultura – Respeito que Educa, Ação que Protege”. A abertura foi marcada pela exposição “Humanos Notáveis, Alinhando a História”, que destaca contribuições de pessoas pretas para a humanidade em áreas como tecnologia e invenções.
A exposição, resultado de parceria entre o Departamento de Direitos Humanos e Políticas Públicas, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e a Comissão da Igualdade Racial da OAB, foi inaugurada na EMEF Nicolas Tiago dos Santos Lofrani, no Jardim Sumarezinho. Alunos foram os primeiros a conferir os painéis que detalham feitos históricos e revolucionários de personalidades pretas mundialmente reconhecidas.
Segundo Heverton Silva, diretor do Departamento de Direitos Humanos, a exposição “é extremamente importante e marca a cultura e a história, apresentada de maneira didática e explicativa”. Ele reforçou que o período é tanto de celebração quanto de luta por direitos e memória. A mostra seguirá um calendário itinerante por outras escolas e espaços públicos da cidade até o final de novembro.
A programação do mês da Consciência Negra em Hortolândia antecede o feriado nacional de 20 de novembro, quando se celebra o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. A data ressalta o reconhecimento da população negra na formação histórica e cultural do Brasil.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










