Cermônia realizada na Escola de Música, nesta terça-feira (16/11), contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes
A sociedade civil terá voz ativa na implementação de projetos e ações para melhorar a cultura da cidade por meio do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Os novos membros eleitos do órgão tomaram posse, nesta terça-feira (16/11). A cerimônia, ocorrida no Centro de Educação Musical Municipal de Hortolândia (CEMMH), contou com a participação do prefeito José Nazareno Zezé Gomes.
Em virtude da pandemia do Coronavírus, o evento seguiu os protocolos sanitários com o uso obrigatório de máscara, distanciamento e disponibilização de álcool em gel. Houve ainda controle de entrada por meio de inscrição prévia de convidados. Os participantes tiveram que apresentar cartão de vacinação contra a COVID-19. De acordo com a Secretaria de Cultura, a cerimônia contou com a presença de cerca de 100 pessoas.
Além da entrega dos certificados aos novos conselheiros, o evento homenageou à ex-aprendiz Maria Rodrigues de Campos, que comemora 70 anos de idade. Ela foi a primeira aluna formada pela Formação Cultural em Teatro, ministrada pela Escola de Artes Augusto Boal, além de ter participado de vários cursos livres e oficinas promovidos pela Prefeitura.
O QUE É O CMPC
O Conselho Municipal de Política Cultural foi instituído pela lei Nº 2693 de 2012. O órgão possui caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, e colabora no desenvolvimento da legislação e aplicação dos recursos municipais na área de Cultura. O órgão é um dos pilares do Sistema Municipal de Cultura, junto com o Plano Municipal de Cultura e o Fundo Municipal de Cultura. O Conselho é ainda responsável por organizar as Conferências Municipais de Cultura, com o objetivo de estabelecer e monitorar as metas do plano.
O conselho é uma instância de participação e pactuação conjunta entre o setor público e a sociedade civil, está última está representada em oito segmentos artísticos/culturais da cidade, que são os seguintes: Pontos de Cultura; Manifestações e Expressões Culturais de Rua; Patrimônio Cultural Material e Imaterial; Artes Cênicas; Música; Cultura Digital; Artes Visuais e Audiovisual; Livros Leitura e Literatura; e Economia da Cultura.
Os membros empossados foram escolhidos por meio de eleição realizada em setembro deste ano para escolher os representantes da sociedade civil. Os conselheiros cumprirão mandato para o biênio 2021-2023. O pleito contou com a participação de 691 eleitores, distribuídos por região (Jardim Amanda, região central, Jardim Novo Ângulo e Jardim Rosolém). Cada eleitor pôde votar em até oito candidatos. No total, foram computados 5.528 votos, dos quais 3.222 válidos. A população pode consultar mais informações sobre o CMPC no site Mapa da Cultura, por meio deste LINK.
Confira abaixo os membros empossados do CMPC:
– Economia da Cultura:
Juraci dos Santos Moreira
– Pontos de Cultura:
Rodrigo Alves Domingos
– Livros, Leitura e Literatura:
José Coelho Rodrigues
– Cultura Digital, Artes Visuais e Audiovisuais:
Diego Marcel Freitas Pereira
– Patrimônio Cultural Material e Imaterial:
Julia Rany Campos Uzun
– Artes cênicas:
Vanessa Reis Cruz “Vanny Reis”
– Manifestações e expressões culturais de rua:
Leonardo Aparecido Carvalho
– Música:
Edilaine Silva Oliveira de Lima
Membros indicados pelo Poder Público:
– Secretaria de Cultura:
Cleuzer Marques de Lima “John Lenon”
Paulo Eduardo Germano
– Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia:
Célia Regina Batista dos Santos
– Secretaria de Esporte e Lazer:
Ari Bezerra da Silva
– Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social:
Amarantino Jesus de Oliveira “Tino”
– Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:
Josemil Rodrigues
– Secretaria de Saúde:
Janaina Martins Credendio
– Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação:
Edson Douglas Aparecido Ferraz
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









