Hortolândia fortalece a luta pela igualdade racial e pela promoção da cultura afro-brasileira. Com esse compromisso, foi apresentado um Projeto de Decreto Legislativo que visa conceder a Medalha Zumbi dos Palmares a quatro importantes personalidades da cidade: Laureana Souza Gomes de Oliveira, Mara Ester da Silva, Suellen Lima Soares e Iul Briner Cesar dos Santos.
A Medalha Zumbi dos Palmares é uma honraria anual que visa destacar pessoas que, por meio de suas ações, fazem a diferença na cidade, promovendo a igualdade racial, a diversidade e a inclusão social. Essa distinção é uma maneira de reconhecer o trabalho de indivíduos que se dedicam à luta contra o preconceito e ao fortalecimento das culturas afro-brasileiras, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa.
Quem ganhará a Medalha Zumbi dos Palmares
Laureana Souza Gomes de Oliveira, conhecida como Mam’etu Kauzele, é uma líder religiosa de matriz africana, advogada e ativista social. Residente em Hortolândia desde a infância, ela tem se dedicado à promoção da igualdade racial, de gênero e ao combate ao racismo, além de lutar contra o genocídio da população negra. Com 55 anos, Laureana tem se destacado em palestras, seminários e atos públicos, sempre promovendo a valorização da diversidade cultural. Ela também preside a Comissão de Igualdade Racial da OAB de Hortolândia e integra redes nacionais de mulheres negras na luta contra a violência.
Mara Ester da Silva é professora aposentada e uma destacada líder comunitária em Hortolândia. Ela coordena as Promotoras Legais Populares, um projeto voltado para os direitos das mulheres e o feminismo negro. Além disso, Mara Ester é presidente do Conselho Comunitário de Segurança da cidade e realiza projetos de empoderamento feminino, como uma feira de artesanato que ajuda mulheres em situação de vulnerabilidade a alcançar a independência financeira. Sua atuação tem sido amplamente reconhecida por instituições como a Natura e o Instituto Fonte da Liberdade, especialmente por seu trabalho contra o tráfico humano e a escravidão moderna.
Suellen Lima Soares, administradora e mentora de negócios, é uma referência no empoderamento feminino e no empreendedorismo social. Além de ser uma defensora da cultura afro-brasileira, Suellen tem contribuído para o fortalecimento dessa cultura por meio do Instituto Doné Eleonora e de iniciativas como o Espaço Yaya e o Flor do Dendê. Sua trajetória é marcada por projetos que capacitam mulheres, especialmente mães solteiras e mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a independência financeira e o resgate da identidade cultural afro-brasileira. Já Iul Briner Cesar dos Santos, advogado criminalista com mais de 32 anos de experiência, é um defensor exemplar dos direitos constitucionais. Reconhecido por sua ética e dedicação à justiça, Iul tem se destacado na defesa dos direitos individuais e na promoção da cidadania.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98