A avenida Santana passa por obras viárias que, nesta semana, contemplam a abertura de um novo retorno na altura do Parque Ortolândia, após o cruzamento com a rua Pastor Hugo Gegembauer. O serviço completo em realização pela Prefeitura inclui mais um retorno, que já foi criado próximo da entrada do Iatec (Instituto Adventista de Tecnologia), e uma terceira faixa de rolagem no sentido Centro/Jd. Amanda, na altura da entrada do Condomínio Golden Park. O objetivo desta obra viária é ampliar a segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho. A implantação da faixa adicional é o principal destaque da intervenção, uma vez que a terceira faixa servirá como pista de desaceleração: os veículos que acessam o condomínio precisam diminuir a velocidade ainda na avenida, o que pode ocasionar acidentes na atual configuração viária, com apenas duas faixas de rolagem rápida.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, o serviço está orçado em R$ 924.409,27, sendo parte do montante proveniente de emenda parlamentar da deputada federal Ana Perugini, no valor de R$ 585.434,03, e o restante contrapartida do município. Nesta semana, além da demarcação de onde ficará o segundo retorno, no local onde há uma pracinha, a Prefeitura implantou guias e sarjetas no viário aberto. Além disso, o primeiro retorno criado, recebeu ajustes antes da pavimentação do trecho, prevista para as próximas semanas. Já o local que receberá a pista de desaceleração, em frente ao residencial, recebe obras de terraplenagem e demarcação.
A mudança no modelo viário da avenida está em discussão desde o início de 2017, quando a comissão de moradores do condomínio se reuniu com o prefeito Angelo Perugini para solicitar alterações num projeto anterior, já existente para o local, com o intuito de tornar o acesso ao condomínio mais seguro. Com as mudanças, também será possível otimizar o semáforo no cruzamento da avenida Santana com a rua Pastor Hugo Gegembauer.
Nova configuração viária
Atualmente, para quem vem do Centro em direção ao Parque Ortolândia, é permitido fazer conversão à esquerda no semáforo existente na avenida Santana, o que será proibido após a conclusão das obras. Quando a obra estiver pronta, quem segue do centro da cidade em direção aos bairros daquela região, fará o contorno no quarteirão das ruas Roma, Turim e Estrada Municipal Pedrina Guilherme, no Jardim Firenze, para então seguir pela rua Pastor Hugo Gegembauer, no Parque Ortolândia. Já para quem segue do Jardim Amanda ao Centro, mas precisa retornar, será possível acessar o viário aberto nesta semana, próximo da parcinha do bairro. Já quem vem da rua Pastor Hugo Gegembauer em direção ao Centro ou Jardim Amanda, encontrará um semáforo mais rápido, o que possibilita melhor fluidez ao tráfego de veículos.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98