16 de julho de 2024
Nossa Cidade

Mães acompanhadas pelo Cesm comemoram nascimento dos bebês

Pré-natal realizado na unidade colaborou para saúde de mães e bebês

CESM - Hortolândia/SP

No mês de junho, quatro mães hortolandenses comemoraram o nascimento de seus bebês, fortes e saudáveis. A alegria destas famílias foi acompanhada de perto pelos profissionais do Cesm (Centro Especializado em Saúde da Mulher), inaugurado em março deste ano. As mães fizeram pré-natal na unidade que oferece atendimento especializado em casos de gravidez de risco, o que colaborou para o êxito dos partos.

Uma das primeiras crianças que nasceram após acompanhamento gestacional no Cesm foi David Mateus. A mãe, Maria Domingas da Silva, de 42 anos, tem pressão alta, diabetes, bronquite e asma. Na sexta gravidez, precisou ser acompanhada de perto para garantir a saúde dela e do filho. “Fui muito bem atendida aqui. Fiz exames que, nas outras vezes em que estive grávida, nem sabia o que era. Os médicos me orientaram, mudaram minha alimentação e, graças a Deus, meu filho nasceu bem e saudável”, conta Maria Domingas.

“É uma alegria muito grande ver as mães que foram acompanhadas pela nossa equipe tendo seus bebês de forma saudável. Isso é gratificante, uma recompensa pelo nosso trabalho”, disse a enfermeira responsável pela unidade, Kelly Borges. “Aqui oferecemos cuidados mais específicos que no pré-natal comum. As consultas são mais detalhadas e todos os exames de monitoramento em casos especiais são realizados rapidamente. Isso colabora para diminuir os riscos da gestação”, explicou o ginecologista e obstetra Fábio Rodrigues de Almeida, um dos profissionais que atende na unidade.

Depois do nascimento de David Mateus, Maria Domingas continua sendo acompanhada pela equipe do Cesm. Agora, para realização de cirurgia de laqueadura. “Depois da sexta gravidez, está na hora de parar”, brinca a dona de casa.

Cesm

O Cesm realiza atendimentos de casos mais complexos, por meio de equipe especializada. Inaugurado no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a unidade conta com 457 m² numa moderna estrutura, com três consultórios ginecológicos, consultório de enfermagem, salas para aplicação de medicamentos, realização de ultrassonografia e interpretação de laudos médicos.

A unidade também disponibiliza às usuárias do SUS (Sistema Único de Saúde) salas de mamografia, educação em saúde, monitoramento fetal, fraldário, sanitários feminino e masculino com acessibilidade, área para dispensação de medicamentos, almoxarifado, arquivo, copa e área administrativa.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98