Nossa Cidade

MAC apresenta peças de teatro nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/7)

 

 

Anuncio


Espetáculos começam, às 20h, na Escola de Artes “Augusto Boal”, Jardim Amanda

A MAC (Mostra de Artes e Cena) retoma suas atividades, nesta quinta-feira (19/07), às 20h, com uma programação repleta de atrações teatrais, na Escola de Artes “Augusto Boal”, localizada na Rua Casemiro de Abreu, s/n, Jardim Amanda. O evento segue com as apresentações de teatro na sexta-feira (20/07). O projeto, realizado pela Prefeitura de Hortolândia, visa divulgar a dança e a cultura no município. O público deve comparecer com uma hora de antecedência para retirar o ingresso. A classificação indicativa é livre. A entrada é gratuita.

 

Os alunos do curso de Teatro Iniciação Adultos apresentam a primeira peça do dia “Ópera do Malandro”, obra de autoria de Chico Buarque de Holanda. No roteiro, os atores discutirão sobre as relações de poder e alienação em uma sociedade que explora os trabalhadores. Os personagens Muchachas de Copacabana e Malandros da Lapa serão os personagens centrais desta obra apresentada pela primeira vez em 1978, no fim da ditadura militar e véspera da anistia brasileira.

 

A peça “Contos de Farpas” criada pelos alunos do curso de Teatro Iniciação Pré-adolescentes, será a segunda atração do dia. A história retratada sobre signos que compõem o imaginário do universo infanto-juvenil nesta cena/show a fim de discutir entre o limite do real e o ficcional, ou a fantasia e a realidade de crianças e adolescentes no Brasil.

 

O outro grupo de Teatro Iniciação Pré-adolescentes encerram as apresentações do dia com a peça “A Farra do Bumba Meu Boi”. Uma das mais famosas histórias da cultura popular o Brasil, “A Farra do Bumba Meu Boi”, será narrada na visão da empregada Catarina que pede ao seu marido Chico para matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o seu desejo de grávida de comer língua de boi. O marido com receio de que seu filho nasça com cara de boi atende ao pedido da esposa e a confusão está formada quando a patroa descobre sobre a morte do animal.

 

Na sexta-feira (20/07), às 20h, o público poderá acompanhar as peças teatrais “A viagem de um barquinho”, “Era uma vez na Grécia”, “Bar lua azul” e “Aquele que diz sim e aquele que diz não. 

 

De acordo com a Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, os aprendizes do curso de Arte Dramática, Dança e Teatro Iniciação são os protagonistas principais da programação da MAC. O evento tem como objetivo celebrar o fim de semestre entre os aprendizes, funcionários e professores, divulgar a cultura no município, promover a formação de público, valorizar o trabalho desenvolvido na sala de aula e revelar novos talentos. 

 

Confira a programação completa do MAC

 

19 de julho, às 20h  

TEATRO INICIAÇÃO | TURMAS: 1, 2 e 3

 

Nome da peça: Opera(rios) do Malandro

Nome do Grupo: Teatro Iniciação Adultos

Classificação etária: Livre

Duração: 20 min

Direção:  Henrique Dutra

 

Dramaturgia: Chico Buarque | Adaptação: Henrique Dutra

Sinopse: Trecho da peça “Ópera do Malandro” da autoria de Chico Buarque de Holanda. Na esquete, as relações de poder e alienação em uma sociedade que explora os trabalhadores são discutidos por meio das Muchachas de Copacabana e os Malandros da Lapa, célebres personagens desta obra apresentada pela primeira vez em 1978, nos fins da ditadura militar e vésperas da anistia brasileira.

 

Elenco: Daniel dos Santos, Douglas Brito, Fernanda Rodrigues, João Vitor Ruivo, Marisa Amaral,  Rogerio Castro, Santilia Neves.

 

Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos/ Cenário/Adereços: O grupo

Som: Henrique Dutra

Iluminação: Karen Pessoa e Matheus Ferreira

 

Nome da peça: Contos de Farpas

Nome do Grupo: Teatro Iniciação Pré-Adolescentes

Classificação etária: Livre

Duração: 20 min

Direção:  Henrique Dutra

Dramaturgia:  Henrique Dutra

Sinopse: Signos que compõem o imaginário  do universo infanto-juvenil são revisitados nesta cena/show que procura discutir o limite entre o real e o ficcional, ou a fantasia e a realidade de crianças e adolescentes no Brasil que estão muito distantes de possuírem um final feliz. 

Elenco: Alanis Lua, André Luiz, Daniela Nascimento, Emilaine Diniz, Fernanda de Souza, Gabriela Ferreira, Glenda Muniz, Helloá Gabrielly, Juliana Natividade, Larissa Ventura, Laura Santos, Rafaela Nascimento, Richard da Rocha, Sarah Rafaela, Mary Fernanda.

Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos/ Cenário/Adereços: O grupo

Iluminação: Karen Pessoa e Matheus Ferreira

 

Nome da peça: A Farra do Bumba Meu Boi

Nome do Grupo: Teatro Iniciação Pré-Adolescentes

Classificação etária: Livre

Duração: 15 min (tirar ponto final)

Direção:  Henrique Dutra

Dramaturgia:  Henrique Dutra

Sinopse: Uma das mais famosas histórias da cultura popular do Brasil, a “Farra do Bumba Meu Boi” conta a história da empregada Catirina que pede ao seu marido Chico para a (tirar a letra a) matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o seu desejo de grávida de comer língua de boi. O marido com medo que a criança nasça com cara de boi satisfaz o pedido da esposa e a confusão está formada quando a Patroa descobre o que aconteceu! 

Elenco: Ana Beatriz Santana, Ana Julia Martins, Camilly Cardoso, Gabriela Rodrigues, Gabriela Perez, Hiago Henrique, Isabelly Pereira, João Victor Pinheiro, Lara Lima, Leticia Ferreira, Mariana Mesquita, Raíssa Oliveira, Thalita Aparecida. 

Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos/ Cenário/Adereços: O grupo

Som: Henrique Dutra

Iluminação: Karen Pessoa e Matheus Ferreira

 

20 de julho, às 20h  

TEATRO INICIAÇÃO | TURMAS: 4, 5, 6 e 7

Nome da peça: A Viagem de Um Barquinho

Nome do Grupo: Teatro Iniciação Pré-Adolescente

Classificação etária: Livre

Duração: 20 min

Direção: Henrique Dutra

 

Dramaturgia: Silvia Orthof | Adaptação: Henrique Dutra

Sinopse: Duas lavadeiras inventam um rio feito de pano azul, muito longo. Um barquinho de papel foge rumo ao mar, através das ondas do faz-de-conta. A dona do barquinho, uma menina, fica inconsolável. As lavadeiras e a garota viajam pelo rio para encontrarem o barco, passando por diversas situações. No final, descobrem que ninguém é dono da liberdade de um barquinho.

Elenco: Amanda Machado, Barbara Lisboa, Cristopher dos Santos, Gabrielly Silva, Geovana Caroline, Henrique Chaves, Kamily Santos, Leticia Silva, Monique Lisboa, Wallison Vaz, Mel da Silva, Daniel lana

Sonoplastia:  Henrique Dutra

Figurinos / Cenário / Adereços: O grupo

Iluminação: Karen Pessoa e Matheus Ferreira

 

Nome da peça: Era uma vez na Grécia

Nome do Grupo: Teatro Iniciação Pré-Adolescente

Classificação etária: Livre

Duração: 15 min

Direção: Henrique Dutra

Dramaturgia: Henrique Dutra

Sinopse: Espetáculo baseado em pesquisa sobre os mitos e histórias gregas onde “A Caixa de Pandora” e “O Destino do Deus Pã” são contadas por meio de um jogo de encenação e contação de histórias que brincam com elementos musicais, de improviso e do universo contemporâneo.

 

Elenco: Antonio Faconi, Bia Moreira, Emanuelly Ribeiro, Eveli Ferreira, Gaby Ribeiro, Grazy Santos, Hemilly Freitas, Jenifer Lemos, Julia Ferreira, Kemelly Mello, Lyvi Cavalcanti, Maria Eduarda Felicio, Yasmin Yamaguchi

Sonoplastia: Henrique Dutra

Figurinos/ Cenário/ Adereços: O grupo

Iluminação: Karen Pessoa e Matheus Ferreira

 

Nome da peça: Bar Lua Azul

Nome do Grupo: Turma 4 – Teatro iniciação: Turma adulta

Classificação etária: 12

Duração: 20 min. (tirar ponto final)

Direção: Juliana Calligaris 

Dramaturgia: Clayre Galizzi, Valéria Di Pietro e Karl Valentim 

Sinopse: Numa taberna, numa encruzilhada mágica em que todos os mundos se encontram, fica o Bar Lua Azul, comandado pelo simpático Fifi. E lá, tudo pode acontecer!

 

Elenco: Aline Cristina de Souza, Gabriel R. dos Santos, Kassandra Rosário, Lucas Teixeira, Mateus Lourenço, Letícia Vallate, Giovana Pereira.

Sonoplastia: Juliana Calligaris  

Figurinos e adereços: Juliana Calligaris e grupo 

Cenário: Juliana Calligaris

Iluminação: Juliana Calligaris 

 

Nome da Peça :  Aquele que diz sim Aquele que diz não

Nome do Grupo: Turma 7

Classificaçlão etária: 10 anos

Duração: 30 min. (tirar ponto final)

Direção: Flávia Machado

Texto: Bertolt Brecht

Sinopse: Peça teatral escrita em 1930 por Bertolt Brecht, um dos maiores autores alemães do século XX. A peça é uma união de duas histórias com dois finais diferentes, onde se debate o direito de ir contra as normas e costumes sociais, e o direito de se dizer “não” a estas normas. Uma menina aceita ir à uma expedição de estudantes que irá atravessar as montanhas para buscar remédios e salvar a vida de sua mãe agonizante. Porém, manda a tradição de seu povo que, se um dos membros da expedição ficar doente, deverá ser jogado do precipício pelos outros para morrer e não atrapalhar o andamento da expedição. A menina acaba ficando doente durante o percurso, e o grupo decide jogá-la do precipício, porém, a mesma tradição permite que o menino decida se aceita ou não seu destino cruel.

Elenco: Brenda Gabrielly Pontes da Silva, Edna Paixão Sá Barreto, Adriele Paixão Sá Barreto, Kathleen Xavier Vicente, Laryssa Cristina Olímpio Guerra, Letícia do Nascimento Fontes, Vinícius Fernandes Matos, Bruno Machado Silva, Aurinéia Gomes Rodrigues.

Figurinos, Cenário, Maquiagem, Iluminação e Sonoplastia: criação coletiva 

 

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo