Nossa Cidade

Lista de obras da Rumo prioriza construção de viaduto em Hortolândia

 

A construção de um viaduto para transposição da linha férrea na região central de Hortolândia é prioridade numa lista de obras cuja execução terá o apoio da concessionária Rumo. O anúncio foi feito ao prefeito Angelo Perugini, nesta segunda-feira (30/01), pelo diretor de relações governamentais e institucionais da concessionária de transporte ferroviário de cargas, Emanoel Tavares Costa Júnior. Durante o encontro, a concessionária confirmou seu interesse em colaborar na obra, que unirá as avenidas Santana (Jd. Amanda) e São Francisco de Assis (Vila Real), além de melhorar o fluxo de veículos, facilitar o acesso entre as regiões da cidade e evitar acidentes envolvendo veículos e trens.

“Em uma lista de mais de 100 cidades, Hortolândia é a primeira da fila para receber obras que serão executadas pela empresa, em virtude do trajeto da linha ferroviária. A empresa depende apenas da renovação da concessão da malha ferroviária, que está em andamento”, afirmou Perugini, logo após o encontro.

O projeto de obras foi elaborado pela Prefeitura e compreende intervenções desde a igreja Matriz, na Vila Real, até a avenida Santana, logo após a ponte do córrego que corta o Parque Chico Mendes. O viaduto terá passagem de pedestres em ambos os lados e ciclovia em uma das laterais. Além disso, está prevista a construção de 8,2 quilômetros de ciclovia, paralela à linha férrea, desde a região do Jd. Rosolen até o centro da cidade. O projeto segue para provação junto ao Governo Federal antes de ser executado pela concessionária.

A construção deste viaduto é uma luta antiga do município, que desde o primeiro do governo do prefeito Perugini busca parcerias para viabilizar a obra. Em 2009, a Prefeitura já havia desapropriado áreas com intuito de agilizar a obra e discutia com o Estado uma possível parceria. Em 2012, após a Prefeitura ter implantado medidas de segurança no trecho de conflito do sistema viário com a ferrovia, o prefeito encaminhou ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) estudo de viabilidade técnica, financeira e ambiental para a obra do viaduto.

O projeto, que desde então sofreu algumas adequações, foi analisado pela Rumo e será uma das prioridades da concessionária. “Esta uma notícia muito positiva para nossa cidade, que terá mais segurança naquele trecho de travessia de veículos sobre a linha férrea. Além disso, vamos garantir mais fluidez ao tráfego de veículos, uma vez que ali se forma um congestionamento grande quando o trem está passando. É uma obra muito esperada e que, com certeza, trará inúmeros benefícios para a população”, destacou o prefeito.

“A Prefeitura apresentou projeto do seu interesse e a Rumo externou o seu apoio para construção de viaduto que eliminará a passagem em nível”, confirma Costa Junior. O representante da Rumo destaca que durante o encontro com o prefeito também foi discutida a possibilidade de desenvolvimento de projetos sociais para proporcionar convívio harmônico da cidade com a ferrovia, “que traz muitos benefícios à economia nacional e ao município de Hortolândia, que conta com fábricas de vagões”.

Segurança Viária

A construção do viaduto sobre a linha férrea na região central da cidade é uma das ações da Prefeitura para reduzir o número de acidentes de trânsito em Hortolândia.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...