Evento abre ano letivo para dois mil profissionais da Secretaria de Educação
Para marcar o início do ano letivo da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Hortolândia realiza, nas próximas segunda e terça-feira (29 e 30/01), a Jornada Pedagógica, voltada para professores, gestores, diretores e profissionais de apoio. Devem participar cerca de dois mil profissionais da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
O tema deste ano é “Escola Cidadã – Inclusão, Cidadania e Pertencimento”. O evento terá a palestra “Resiliência na Educação”, com a psicóloga e mestre em Psicologia Social, Cenise Monte Vicente, que abordará a questão das adversidades vividas no cotidiano escolar por crianças, jovens e educadores.
A palestra será ministrada na segunda-feira, às 8h e às 13h30, e na terça-feira, às 8h, 13h30 e 19h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na rua Osório Cândido da Silva, 99, Jardim Sumarezinho. Com mais de 35 anos de carreira na área, Cenise Vicente já atuou em órgãos públicos municipais e estaduais, entidades nacionais e internacionais, tais como Instituto Ayrton Senna e Unicef (escritório regional de São Paulo). É também autora de artigos sobre Direitos Sociais e Direitos da Criança, Resiliência e saúde mental. Além da palestra, os participantes da Jornada realizarão atividades em suas respectivas unidades escolares.
O secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Gomes de Moraes, ressalta que o objetivo do evento é evidenciar o papel da escola dentro da sociedade. “A partir do tema deste ano, queremos desmitificar a ideia da escola como instituição e colocá-la como um membro participante da comunidade”, salienta. O secretário ainda ressalta que outro objetivo do evento é trabalhar o conceito de escola de tempo integral.
O programa Escola de Tempo Integral tem como objetivo ampliar a permanência dos alunos do Ensino Fundamental na escola, com a oferta de atividades de esporte, cultura e formação cidadã, dentre outras. Mais de dois mil alunos do Ensino Fundamental participam do programa em nove escolas. A meta da Prefeitura é que, em 2020, todas as 28 Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental) desenvolvam o programa Escola de Tempo Integral.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98