Nossa Cidade

Jd. Nossa Senhora Auxiliadora recebe nebulização contra Aedes aegypti

 

A Prefeitura de Hortolândia, por meio das equipes da UVZ (Unidade de Vigilância e Zoonoses) realiza, nesta quarta-feira (12/06), nebulização de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika, nas ruas do Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. A ação consiste na aplicação de inseticida contra mosquitos adultos, com auxílio de uma bomba de asperção manual. Para isso, os agentes de controle de endemias, acessam quintais para espalhar o produto. No entanto, como o inseticida age apenas em mosquitos que já estão voando, a Prefeitura orienta a população para auxiliar no combate ao Aedes eliminando criadouros do mosquito, que pode se procriar, facilmente, em poucos dias, em objetos que acumulem água.

Anuncio


Além da nebulização, a Prefeitura realiza orientação casa a casa na região do Jd. Novo Ângulo, com equipes visitando imóveis dos bairros Parque Perón e Jd. Nova América. Os moradores recebem dicas de como evitar criadouros, como proteger ralos com tela; observar calhas com frequência; vedar caixas d’água; proteger da chuva objetos que acumulam água; limpar o compartimento de degelo das geladeiras; guardar brinquedos em local coberto; trocar a água das vasilhas dos animais com frequência; entre outras orientações.

Na última semana, a Secretaria de Saúde de Hortolândia confirmou a primeira morte por Dengue, neste ano, na cidade. A vítima foi uma adolescente de 15 anos, com histórico de boa saúde, que morava na área de abrangência da UPA-24h (Unidade de Pronto Atendimento) Jd. Nova Hortolândia, e que morreu no dia 10 de maio, por Dengue Tipo 2.

Hortolândia não registrava casos fatais causados por Dengue desde 2015, quando quatro pessoas morreram pela doença. Neste ano de 2019, a cidade registra 477 casos positivos de Dengue, incluindo o óbito confirmado. Há 1.272 notificações em investigação. “É preciso que todas as pessoas estejam atentas a qualquer objeto que possa acumular água nos quintais e dentro de casa. Não queremos mais óbitos por Dengue. Só com a participação de todos vamos vencer este mosquito”, enfatiza o veterinário da UVZ, Evandro Alves Cardoso.

Prevenção

As doenças causadas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya, podem ser evitadas com a eliminação de criadouros do mosquito. Para conscientizar a população sobre a importância de manter quintais e casas livres de objetos que possam acumular água, a Prefeitura de Hortolândia lançou, em 2017, o programa Agenda Verde, ação que envolve diversas atividades, como mutirões, Cata Bagulho, plantio de árvores em terrenos antes usados para descarte de lixo, tudo com o objetivo de deixar a cidade mais limpa. Além de colaborar com a manutenção urbana, a Agenda Verde busca despertar na população o sentimento de parceria, uma vez que todos são responsáveis pela limpeza da cidade. A Prefeitura acredita que mobilizando a população, será mais fácil resolver, em conjunto, questões ambientais que se tornam problemas de saúde pública. Para o próximo final de semana, está programado um mutirão no Jd. das Colinas, Vila São Pedro e Vila Real.

A Prefeitura também criou, em setembro do ano passado, o Plano Municipal de Combate a Arboviroses, com a proposta de prevenir doenças causadas por picadas de mosquito. Com este plano, a Prefeitura traça as ações básicas para combate às doenças, como eliminação de criadouros do Aedes Aegypti por meio de mutirões semanais; prevenção, com orientação à população; e tratamento de pacientes, incluindo a conduta dos profissionais da rede de saúde quanto à necessidade de notificação dos casos suspeitos, até o atendimento hospitalar dos casos mais graves.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo