Fala, nesta segunda-feira (13/10), abriu cerimônia de lançamento da elaboração do Plano Municipal de Educação, na Câmara de Vereadores de Hortolândia
Cerca de 150 profissionais da Educação de Hortolândia, das redes municipal, estadual, federal e particular, participaram, na tarde desta segunda-feira (13/10), da cerimônia de lançamento da elaboração do PME (Plano Municipal de Educação). Durante a abertura solene, o prefeito Antonio Meira destacou a importância de investir no ser humano. “Investir em educação é investir em pessoas, é dar oportunidade a todos. Em Hortolândia, investimos cada vez mais na qualificação continuada para nossos professores, em uma merenda melhor em nossas escolas, assim como em kits escolares de qualidade para nossos alunos”, afirmou.
Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, no plenário da Câmara Municipal, no Parque Gabriel, o evento contou também com a presença da secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira. Convidado a participar do evento, o Prof. Dr. Ismael Bravo, avaliador Institucional do Inep/MEC (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão do Ministério da Educação, defendeu que “o foco principal do PME é o aluno”. Bravo, que é pesquisador e Diretor Presidente do IpqEx (Instituto de Pesquisa e Extensão em Educação), ministrou palestra com o tema “Plano Municipal de Educação: desafios e perspectivas da política pública para o decênio”.
O Plano traça os rumos da Educação em todo o município para os próximos dez anos e deve ser construído a partir das diretrizes, metas e estratégias estabelecidas no PNE (Plano Nacional de Educação). Segundo Bravo, os envolvidos na elaboração do documento têm até meados de 2015 para concluir a tarefa. É que o PME de Hortolândia deverá ser sancionado até 25 de junho do ano que vem. “Hortolândia se antecipou, porque já vinha conversando dentro da rede e da própria Secretaria sobre o tema. Também percebi a presença de profissionais da rede municipal em capacitações nacionais sobre o Plano”, diz o consultor.
“Educação é o caminho”, diz secretária
“Com a elaboração do Plano vamos poder planejar e organizar a educação que queremos para o futuro de nossas crianças. Saberemos onde investir mais, onde concentrar as nossas ações. Que ele seja também a base e o início da elaboração do Estatuto do Magistério, que é o sonho de todo profissional da Educação”, destacou ainda o prefeito Antonio Meira.
“A educação é o caminho. O foco é a qualidade do ensino e o que é melhor para as nossas crianças. Elaborar o PME é um momento histórico, muito esperado por todos os profisisonais que acreditam na educação de qualidade. Precisamos nos irmanar, nos organizando para dar esta contribuição ao município de Hortolândia e conquistar uma educação cada vez melhor para nossos alunos”, afirmou a secretária Cleudice Meira, destacando a construção coletiva do documento, aos moldes do que prescreve o educador Paulo Freire, e a importância de pôr em prática, em todas as redes de ensino, as ações previstas no documento quanto à qualidade do ensino.
“A expectativa é que consigamos responder às demandas do nosso município”, revela a professora Jacyra Souza, representante da DRE (Diretoria Regional de Educação), órgão do governo do Estado. “Na rede estadual, estamos estudando as diretrizes para avançar com relação aos níveis de aprendizagem”, afirmou.
“Esta é uma iniciativa importante para o ensino de Hortolândia, aberta para que todos possam participar, de forma democrática. Acreditamos neste trabalho”, diz Cláudia Alvarenga, presidente do CME (Conselho Municipal de Educação).
“O foco principal do Plano Municipal de Educação é o aluno”, defende Ismael Bravo. “A melhora na qualidade da educação se dá quando o foco é na qualidade para este indivíduo. É oferecer a ele possibilidade de acesso e permanência na escola, que ele possa se sentir bem na escola, feliz neste ambiente. É o sentimento de felicidade que faz com que o indivíduo aprenda”, explica. “Se ele tem garantido o acesso, do que precisa? Continuidade do aprendizado, no tempo certo de aprender. É preciso dar a ele condições de seguir em frente nos seus estudos. Como o aluno do Infantil está sendo preparado para ingressar no Fundamental? Esta tem que ser uma passagem natural, tranquila, em termos de convivência e também de conteúdo. O que o PME faz? Tem que dar conta de todas estas nuanças, no tocante a acesso e permanência do aluno na escola, conteúdo no tempo certo, local e pessoas, profissionais da educação preparados para educar este indivíduo”, explica.
Câmaras temáticas
A construção coletiva do PME envolve representantes da socidade civil organizada, dos poderes Executivo (Secretaria Municipal de Educação) e Legislativo Municipal (Comissão de Educação da Câmara Municipal), do Conselho Municipal de Educação, bem como das escolas estaduais, particulares e do IFSP (Instituto Federal São Paulo), campus Hortolândia. Pais, mães e responsáveis também poderão participar da tarefa, desde que vinculados a colegiados, como os Conselhos de Escola ou a APM (Associação de Pais e Mestres).
Na rede municipal, o tema já foi discutido, numa série de encontros, nos meses de agosto e setembro, entre os gestores da Secretaria de Educação e os profissionais da pasta. O objetivo dos encontros foi apresentar aos profissionais da rede municipal as diretrizes para elaboração do documento.
Após a palestra, representantes de escolas particulares, estaduais, do Instituto Federal e da cociedade civil organizada foram convidados a se inscrever em uma das dez câmaras temáticas para discutir, planejar, orientar e coordenar o processo de formulação de metas educacionais. São elas: Educação Infantil – creche e pré-escola, Ensino Fundamental, Educação Especial e Inclusiva, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Educação Profissional – Ensino Médio e Graduação, Formação e Valorização dos Profissionais da Educação, Avaliação Educacional, Tecnologias Educacionais, Recursos e Gestão da Educação. A inscrição pode ser feita, até o dia 20 deste mês, via e-mail sme@hortolandia.sp.gov.br.
Aprovado em junho, o PNE estabelece 20 metas para a educação a serem cumpridas nos próximos dez anos. Dentre os desafios estão universalização do atendimento escolar, erradicação do analfabetismo, superação das desigualdades sociais e de todas as formas de discriminação, oferta de formação para o trabalho e para a cidadania, gestão democrática da educação, cumprimento de metas de aplicação de recursos públicos em educação e valorização dos profissionais da área.
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