Parceria da Prefeitura com a DELL garante formação gratuita para pessoas com deficiência
A Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a DELL e a UECE(Universidade Estadual do Ceará), oferece um Programa de Qualificação Profissional em Tecnologia, na modalidade EaD (Ensino à Distância), com recursos de acessibilidade para PCDs(Pessoa com Deficiência). As vagas são direcionadas, prioritariamente, para PCDs (Pessoa com Deficiência) que morem em Hortolândia e em outras duas cidades vizinhas: Monte Mor e Sumaré. As inscrições terminam nesta sexta-feira (04/05). Interessados podem ler o edital e se cadastrar no site do próprio Projeto Lead (Laboratório de Educação a Distância para Pessoas com Deficiência), http:// www.projetolead.com.br/selecao.
Segundo a Dell, o programa oferece três cursos: para atrair iniciantes na área de programação, “Introdução ao Desenvolvimento de Software em Java” (230 horas); para aqueles que têm interesse em aprimorar o currículo profissional, “Informática Prática” (110 horas); e para quem já tem conhecimento em Lógica de Programação e deseja dar continuidade na área de programação em Java, “Desenvolvimento de Aplicações em Java” (220 horas). A previsão é que os cursos iniciem em junho de 2018.
Os cursos de extensão são oferecidos em módulos e visam “propiciar o estudo e a prática sobre soluções para o uso de softwares e aplicativos, considerando a importância e a execução desses recursos para o desenvolvimento tecnológico informatizado, bem como introduzir conceitos básicos para a programação de sistemas na linguagem Java. Tudo isso com a metodologia à distância, oferecendo horários de estudo flexíveis e acompanhamento de tutores durante todo o processo, por meio da plataforma Dell Accessible Learning”, esclarece a empresa de tecnologia.
O portal de ensino na internet é acessível para surdos, pessoas com baixa visão e deficientes físicos, podendo ser conectado por meio de computadores fixos (desktops). Também está disponível, via aplicativo, em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Certificados, validados pela UECE, serão emitidos a cada módulo.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, embora o público-alvo prioritário sejam as pessoas com deficiência, física ou intelectual, a fim de criar um cadastro de reserva, o edital do programa permite a inscrição também de alunos matriculados, a partir do 9º ano do Ensino Fundamental, em Escolas Técnicas Públicas e professores da rede pública de ensino, de qualquer perfil socioeconômico, residentes nas três cidades. Deste modo, em caso de desistência, vagas ociosas serão preenchidas, mesmo durante a capacitação.
Segundo a gerente de projetos, Lidiane Castro, o processo seletivo é compatível com o curso escolhido. Varia conforme a capacitação pretendida e inclui questões básicas de interpretação de textos, matemática, inglês e informática. Informações sobre ele também estão disponíveis no edital. O aluno ingressante receberá kit com camiseta do programa, pasta, caderno e caneta.
Veja abaixo o calendário de atividades:
ATIVIDADES / DATAS
1. Realização das inscrições para o processo seletivo: 11 de abril a 04 de maio de 2018
2. Realização da prova de seleção:14 de abril a 05 de maio de 2018
3. Divulgação da lista preliminar dos classificados: 09 de maio de 2018
4. Envio de recurso sobre o resultado da prova de seleção: 23h59 de 10 de maio de 2018
5. Divulgação da lista definitiva dos classificados e classificáveis: 15 de maio de 2018
6. Envio dos documentos para matrícula dos classificados:15 a 22 de maio de 2018
7. Envio dos documentos para matrícula dos classificáveis: 18 a 22 de maio de 2018
8. Início dos módulos on-line: 04 de junho de 2018
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98