A Prefeitura de Hortolândia inicia nesta segunda-feira (8) uma busca ativa para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados contra o HPV. A ação segue orientação do Ministério da Saúde para ampliar a cobertura vacinal nesta faixa etária. Estão sendo buscados 2.230 meninas e 5.808 meninos que não receberam a vacina quando tinham entre 9 e 14 anos, idade preconizada para a imunização.
De acordo com Ana Paula Fernandes, enfermeira do Programa de Imunização do município, a estratégia é necessária porque muitos adolescentes deixaram de ser vacinados durante o período de isolamento social da pandemia. A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Imunização e é administrada em dose única para adolescentes de 9 a 14 anos. A busca ativa seguirá até dezembro.
Estratégias de vacinação:
- Aplicação da vacina em escolas estaduais e unidade do SESI durante o horário de aula, em datas a serem definidas;
- Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) será responsável pela vacinação em escolas de seu território;
- Vacinação disponível diariamente em todas as UBSs, das 8h às 15h30.
Cobertura vacinal atual:
A cidade registra 94,44% de cobertura vacinal na população de 9 a 14 anos. A faixa etária de 10 anos apresenta a melhor cobertura (105%), enquanto a de 9 anos tem a menor (50%).
Horário ampliado:
Cinco UBSs funcionam com horário estendido para vacinação:
- UBS Amanda II: até 17h30
- UBS Dom Bruno Gamberini: até 17h30
- UBS Rosolém: até 17h30
- UBS Santa Clara: até 17h30
- UBS Figueiras: até 18h30
Documentação necessária:
Os adolescentes podem comparecer desacompanhados às UBSs, portando CPF e carteira de vacinação. Caso não tenham ou tenham perdido a carteira, as unidades emitem um novo documento no local.
Sobre o HPV:
O Papilomavírus Humano pode causar câncer de colo de útero em mulheres, e também câncer genital, anal e de orofaringe em homens, motivo pelo qual a vacinação é recomendada para ambos os sexos.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









