Tecnologia permite ampliar atendimento no centro cirúrgico, recuperação mais rápida do paciente e menos risco de infecção
Agora, pacientes atendidos no centro cirúrgico do Hospital Municipal Mário Covas contam com uma novidade tecnológica que possibilita intervenções menos invasivas. Por meio de um equipamento de videolaparoscopia, cirurgias de vesícula e hérnia, por exemplo, poderão ser realizadas sem cortes, o que significa menor tempo de internação e recuperação mais rápida. A primeira cirurgia por vídeo no Hospital foi realizada nesta sexta-feira (02/06), um mês após a Prefeitura de Hortolândia iniciar a reestruturação do serviço de urgência no município.
Desde o dia 1º de maio, a OSS (Organização Social de Saúde) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) tem a atribuição de reestruturar o atendimento do Hospital, das UPAs-24h (Unidade de Pronto Atendimento) e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A empresa é a responsável pela locação do equipamento de videolaparoscopia, utilizado nas cirurgias que serão realizadas, a partir de agora, no Hospital Municipal.
De acordo com o secretário de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi, as cirurgias guiadas por vídeo possibilitarão a ampliação do número de pessoas atendidas no centro cirúrgico. “Um paciente operado da forma convencional tem um tempo de internação de cerca de cinco dias. Com a cirurgia por vídeo, este período cai para dois dias. Com isso, há maior rotatividade de leitos”, afirmou. Outro benefício é a menor chance de infecção, uma vez que o procedimento é minimamente invasivo: o médico realiza duas incisões, uma de cada lado do abdome do paciente, por onde entra, de um lado, uma câmera, e do outro, o instrumento cirúrgico.
De acordo com o médico cirurgião, Henrique Araújo Kalbermatter, responsável pela cirurgia realizada nesta sexta-feira, a qualidade de imagem proporcionada pelo equipamento permite a realização de procedimentos com segurança. “Esta primeira cirurgia foi experimental, para avaliarmos a qualidade do equipamento. Tudo atendeu bem nossas expectativas e, agora, este tipo de cirurgia será rotina”, afirmou o médico. “Além do menor tempo de internação, a cirurgia guiada por vídeo proporciona uma recuperação muito mais rápida do paciente. Em uma semana, ele está apto a retomar sua rotina de trabalho, desde que não faça um esforço físico grande”, destacou Kalbermatter.
Centro cirúrgico
No início deste ano, a Prefeitura realizou manutenção em duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. As instalações estavam com o foco cirúrgico (lâmpada localizada sobre a mesa de operação) e o aparelho de ar condicionado danificados. Além disso, em uma destas salas, a maca cirúrgica, ou mesa de operação, apresentava falha no acionamento eletrônico. Em janeiro, a Secretaria de Saúde constatou os problemas e solicitou o reparo, que foi concluído em fevereiro.
Atualmente, o centro cirúrgico tem em funcionamento quatro salas de cirurgia: duas para cirurgia geral, sendo uma para procedimentos eletivos e outra para atendimento de emergência; uma para partos normal e cesárea; e uma para exames de endoscopia e colonoscopia, que necessitam de instalações específicas para serem realizados. O Hospital realiza, diariamente, quatro cirurgias eletivas, além de partos e cirurgias de emergência.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98