Nossa Cidade

Hospital Municipal passa por transformação e população aprova melhorias

Reestruturação do serviço de urgência e emergência resultou em mais qualidade no atendimento prestado

 

O comprometimento da Prefeitura de Hortolândia no desenvolvimento de ações para melhoria na área da saúde, neste ano, transforma o Mário Covas em um novo Hospital. Desde que o governo do prefeito Angelo Perugini assumiu a Administração Municipal, em janeiro, a equipe da Secretaria de Saúde conseguiu reverter o quadro de abandono em que o Hospital se encontrava. Hoje, a população tem atendimento médico de qualidade, num ambiente com mais conforto, com equipamentos modernos e instalações adequadas. O trabalho da Prefeitura reflete na aprovação de quem utiliza o sistema público de saúde. No ano que vem, mais melhorias serão realizadas na unidade emergencial.

 

“Precisei de atendimento no Hospital em outubro depois de cair do telhado e quebrar o pé. Fui muito bem atendido, desde a recepção. A equipe de ortopedia me deu encaminhamento imediato para realizar tomografia e, em uma semana eu já estava operado e me recuperando”, disse o pintor Avelar Alexandre Martins, de 60 anos, morador do Jd. Nossa Senhora da Penha. A cirurgia ortopédica foi realizada no próprio Hospital Municipal, uma das novidades conquistadas pela Prefeitura neste ano. Antes, pacientes como ele precisavam aguardar, em casa, por um vaga em hospital da região.

 

“Fui muito bem atendido durante o período de internação. O quarto estava muito limpo, enfermeiros sempre prestativos. Não tenho do que reclamar”, afirma Martins. Mas nem sempre foi assim. “Há três anos, fui buscar atendimento em pediatria para meu filho. Os profissionais tratavam o paciente com muito descaso naquela época. O médico não me atendeu bem e eu tive que procurar outro serviço de saúde para conseguir tratar meu filho”, relembra o pintor. “Percebi que muita coisa mudou. Já voltei ao Hospital depois da minha cirurgia para revisão e, em todas às vezes, o atendimento foi muito bom. Claro que tem dias que tem muita gente para ser atendido. A demanda é muito grande. Mas a vontade dos profissionais em atender bem também é. Graças a esta atenção que recebi, estou me recuperando rápido e logo volto a trabalhar”, comemora Martins.

 

As cirurgias ortopédicas de urgência e baixa complexidade, assim as guiadas por vídeo, como cirurgias de vesícula, hérnia e de otorrinolaringologia, passaram a ser realizadas no Hospital Municipal neste ano. Além de agilizar o atendimento médico dos pacientes da emergência, a medida reduz a fila de espera para quem aguarda por cirurgias mais complexas nos hospitais de referência da região.

 

A ampliação na ofertas de cirurgias foi possível após a manutenção de duas salas do centro cirúrgico que estavam desativadas desde o ano passado. Além disso, a Prefeitura adquiriu um equipamento de videolaparoscopia, que possibilita cirurgias menos invasivas, com recuperação mais rápida.

 

Já o atendimento no pronto socorro e na internação ganhou reforço com a contratação de 100 novos profissionais. Estoques de medicamentos foram reabastecidos e equipamentos modernos foram adquiridos para agilizar, por exemplo, a entrega de exames laboratoriais. “O Conselho de Saúde tem acompanhado de perto estas mudanças no Hospital e fiscalizado todas as ações. No início do ano fizemos um levantamento situacional das condições em que o Hospital se encontrava e, desde então, temos protocolado requerimentos solicitando intervenções, que têm sido atendidas”, destaca o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Darci Pinheiro.

 

Entre os apontamentos feitos pelo Conselho, está a conservação da cozinha. “Antes, a cozinha estava em situação precária. Fizemos a indicação para que isso fosse solucionado. A cozinha passou por uma grande reforma e hoje tem pintura nova, novos equipamentos e utensílios e oferece uma alimentação de qualidade. Vou muito ao Hospital e converso com os pacientes. O Conselho percebe, na prática, a melhoria realizada ao longo deste ano”, afirma Pinheiro.

 

A cabeleireira Santine Souza Santos, de 59, é moradora do Jd. Nova América e atua no Conselho municipal de Saúde como representantes dos usuários nas unidades de saúde. “Minha filha esteve internada no início deste mês para ganhar bebê e eu fiquei de acompanhante dela. Não disse em momento nenhum que eu sou conselheira de saúde, só para ver como seria o atendimento. Fui surpreendida: todos nos trataram muito bem, o hospital estava sempre muito limpo e todas as instalações confortáveis. O trabalho do Conselho de fiscalizar e cobrar melhorias tem colaborado para a mudança realizada ao longo deste ano”, avalia Santine.

 

Cuidando de quem cuida da gente

 

A saúde é prioridade no governo do prefeito Angelo Perugini. A Prefeitura trabalha desde o início do ano com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. No início do ano, macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas. Uma força tarefa foi, então, colocada em prática: novos serviços no hospital e a reestruturação do atendimento garantem mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A Prefeitura também contratou a OS (Organização Social) APGP (Associação Paulista de Gestão Pública) para administrar as unidades de urgência e emergência do município. A empresa pode fazer investimentos como pessoa jurídica, sem procedimentos burocráticos como os que são enfrentados pela Administração Municipal. Isso garante agilidade na solução dos problemas.

 

“A vinda desta empresa trouxe muitos ganhos para a saúde. Conseguimos reorganizar o trabalho e caminhar numa mesma direção, com objetivos e muito profissionalismo. Com este planejamento, as ações são executadas de forma mais precisa e os resultados são mais claros”, diz o secretario de Saúde, Lourenço Daniel Zanardi.

 

“Estimo que 70% da população da cidade não tem plano de saúde. Estas pessoas, quando vão ao Hospital, constatam que o atendimento melhorou. Caminhamos para isso: tornar nosso atendimento referência de qualidade”, aspira Zanardi.

 

“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança”, enfatiza o prefeito.

 

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...