A partir de agora, quem fizer cirurgias simples no Hospital Municipal Mário Covas terá acompanhamento de pós-operatório num dos quatro leitos “Dia” inaugurados, nesta sexta-feira (11/08), na unidade de atendimento. O quarto é destinado a pacientes como a estudante Karina Ribeiro, de 15 anos, que fez um procedimento de nariz e garganta, às 8h, e tem previsão de alta para o período da tarde, ainda nesta sexta-feira. Com a criação dos leitos Dia, a ala comum de internação (Ala B) terá ampliada a capacidade de atendimento de pacientes mais grave ou sem previsão de alta, uma vez que não há mais necessidade de ocupar leitos comuns com pós operatório simples. Na próxima semana, três novos leitos da internação serão habilitados, com a abertura de um novo quarto na Ala B, totalizando 73 leitos no Hospital.
O prefeito Angelo Perugini esteve no Hospital, na manhã desta sexta-feira, para conhecer a nova instalação. “Fico muito contente de ver este Hospital recebendo atenção e cuidado. As pessoas precisam ser bem atendidas aqui, se sentir acolhidas e ter tratamento adequado. Os leitos Dia oferecem mais conforto aos nossos pacientes, além de proporcionar atendimento ágil para os casos que podem ser resolvidos num só dia. Além disso, desafogamos a internação comum”, destacou Perugini.
“Recebi a ligação do Hospital no começo da semana, chamando minha filha para a cirurgia de nariz e garganta. Fazia mais de um ano que ela aguardava na fila pelo procedimento. Mas, agora que foi chamada, foi tudo muito rápido. Na terça-feira (08/08), ela fez os exames de pós-operatório e, hoje (sexta-feira), já vai realizar a cirurgia. Estamos gostando muito desse atendimento”, elogiou a mãe de Karina, a boleira Julieta Nunes Pereira. Já a estudante está ansiosa com o resultado da cirurgia. “Sofro muito com alergia, tosse e rouquidão. Quero ficar boa. Ainda bem que vou pra casa ainda hoje”, disse Karina, pensando numa recuperação domiciliar com sorvete e outros alimentos gelados, para evitar sangramento no local da cirurgia.
Mais novidades
Os pacientes que terão acompanhamento pós-operatório no quarto com leitos Dia serão operados por meio de equipamentos de vídeo, outra novidade do Hospital Municipal, que funciona desde julho. Desta forma, os procedimentos são menos invasivos e apresentam recuperação mais rápida. O equipamento possibilita cirurgias abdominais, ginecológicas e, mais recentemente, otorrinolaringológicas.
O atendimento com otorrinolaringologista, especialidade responsável pela cirurgia da Karina, passa a ser oferecido pelo Hospital Municipal, a partir desta semana. Quem indica os pacientes que farão cirurgia nesta especialidade no Hospital Municipal é o profissional que atende no Centro de Especialidades Médicas, de acordo com a gravidade do caso e a ordem de inscrição na lista de chamada. Atualmente, são encaminhados para cirurgia no município pacientes que farão procedimento de adenoamidalectomia (nariz e garganta), considerado um procedimento simples. Os demais pacientes são operados em hospitais de referência da região, como o Hospital Estadual Sumaré a o Hospital das Clínicas da Unicamp (Universidade de Campinas). Conforme informações do Centro de Especialidades Médicas de Hortolândia, 169 pacientes aguardam por cirurgia nesta especialidade, sendo que 75 pessoas podem ser atendidas no Hospital Municipal, o que representa 44% da lista de espera pelo procedimento.
O cuidado com a saúde se faz todos os dias
A Prefeitura trabalha com o objetivo de colocar a saúde para funcionar. Ao assumir a Administração Municipal, em janeiro, o governo do prefeito Angelo Perugini encontrou o Hospital Municipal de forma precária: macas, equipamentos e diversas instalações precisavam de manutenção, estoques estavam desabastecidos e o prédio apresentava problemas estruturais, entre outros problemas constatados.
Desde então, uma força tarefa tem cuidado de quem cuida da gente: novos serviços no hospital e a reestruturação do atendimento garantem mais organização e segurança na realização dos procedimentos. A compra de novos equipamentos possibilitaram a ampliação do número de leitos. Além disso, mudanças estruturais, reformas internas e a modernização do centro cirúrgico, como a chegada de equipamento de videolaparoscopia, são outras ações que já estão acontecendo e fazendo a diferença no dia a dia dos pacientes.
Outra ação já em funcionamento é a chamada eletrônica de pacientes, por meio de um painel na recepção do Hospital. Com isso, as pessoas sabem exatamente para qual sala devem se dirigir, triagem, consultório ou medicação, o que agiliza o atendimento e evita espera no corredor.
Para cuidar da gestão das unidades de urgência e emergência do município, a Prefeitura contratou uma OS (Organização Social), a APGP (Associação Paulista de Gestão Pública), empresa que pode fazer investimentos como pessoa jurídica, sem procedimentos burocráticos como os que são enfrentados pela Administração Municipal. Isso garante agilidade na solução dos problemas, como o abastecimento dos estoques de medicamentos do Hospital, ação realizada recentemente pela OS e que, se fosse feita pelo município, dependeria de licitação com prazos longos.
“Queremos que a saúde funcione. Apesar de todos os investimentos e esforços, sabemos que ainda há muito o que melhorar. Trabalhamos de maneira incansável para que os pacientes tenham o melhor cuidado possível, com agilidade, conforto e segurança. O cuidado com a saúde se faz todos os dias. Vamos acompanhar de perto o trabalho da OS no Hospital, nas UPAs-24h (Unidades de Pronto Atendimento) e no Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) para garantir à população um serviço de saúde de qualidade”, enfatizou o prefeito.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98