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Hortolendo incentiva prática da contação de histórias na comunidade

Uma noite afetiva e calorosa, em torno da contação de histórias. Foi assim a primeira aula do curso gratuito de Contação de Histórias, aberto à comunidade, promovido pela Prefeitura, por meio do Departamento de Educação Integral da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, nesta quinta-feira (12/09), no CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) Paulo Freire, no Remanso Campineiro. A ação faz parte das ações do Programa “Hortolendo”, de incentivo à leitura no município.

Os presentes participaram de sensibilização sobre a infância, com uma brincadeira de mãos feita inicialmente em duplas e depois ampliada, aos poucos, para todo o grupo, a fim de promover a integração dos aprendizes. Depois, a “contadora-mestra”, Solange Cachimiro, contou a história “Árvore de sapatos” e discutiu com os aprendizes sobre os recursos utilizados na atividade. Na “chuva de desejos”, após lançar ao ar bexigas coloridas, cada aluno pôde compartilhar com os demais um pouco de suas expectativas sobre a formação, utilizando palavras que simbolizam seus desejos.

Para cada participante foi lançado o desafio de contar histórias entre amigos, conhecidos, colegas do trabalho ou da comunidade e registrar a experiência numa espécie de “diário de bordo”. A noite se encerrou com a leitura do poema do cuiabano Manoel de Barros, “O menino que carregava água na peneira” (veja abaixo).

A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Sandra Fagundes Freire, compareceu à aula inaugural e deu boas-vindas aos aprendizes. Para ela, é importante incentivar a prática da contação de histórias na comunidade em geral, nas igrejas e em todos os espaços de convivência, e não apenas no universo escolar, uma vez que a atividade incentiva a socialização entre pessoas, a leitura, a ampliação dos conhecimentos e da criatividade. “A contação de histórias também tem esse resgate cultural da história de vida de cada um. Assim, o Hortolendo vai envolvendo a população para que ela tenha, cada vez mais, qualidade de vida, visão no futuro e a valorização da sua própria cultura”, afirma a secretária.

O curso é ministrado pela coordenadora pedagógica Solange Cachimiro F. Biazzio e prevê a realização de trabalhos práticos, em saraus, marcados para as últimas aulas. A formação, que disponibilizou 40 vagas, recebeu 67 inscrições. Os que ficaram em lista de espera serão chamados para substituir os alunos faltosos no primeiro dia. As dez aulas previstas acontecerão, ao longo de três meses, sempre às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, até 21 de novembro.

 

Conheça o poema de Manoel de Barros:

O menino que carregava água na peneira

Tenho um livro sobre águas e meninos.

Gostei mais de um menino

que carregava água na peneira.

A mãe disse que carregar água na peneira

era o mesmo que roubar um vento e

sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.

A mãe disse que era o mesmo

que catar espinhos na água.

O mesmo que criar peixes no bolso.

O menino era ligado em despropósitos.

Quis montar os alicerces

de uma casa sobre orvalhos.

A mãe reparou que o menino

gostava mais do vazio, do que do cheio.

Falava que vazios são maiores e até infinitos.

Com o tempo aquele menino

que era cismado e esquisito,

porque gostava de carregar água na peneira.

Com o tempo descobriu que

escrever seria o mesmo

que carregar água na peneira.

No escrever o menino viu

que era capaz de ser noviça,

monge ou mendigo ao mesmo tempo.

O menino aprendeu a usar as palavras.

Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.

E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.

O menino fazia prodígios.

Até fez uma pedra dar flor.

A mãe reparava o menino com ternura.

A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta!

Você vai carregar água na peneira a vida toda

Você vai encher os vazios

com as suas peraltagens,

e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos!

 

Veja os temas que serão abordados no curso:

• Por que contar histórias? A importância da narração oral.

• O que considerar na escolha das histórias.

• Estratégias e recursos para introduzir uma história.

• Postura e vestimenta do contador.

• Estratégias e recursos durante a Contação de Histórias.

• A música e/nas histórias.

• A cultura Africana e os Contos.

• Confecção de Materiais e Recursos para contar histórias;

• Atividades práticas de narração oral.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

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