Para ampliar a oferta da vacina contra Febre Amarela, a Prefeitura de Hortolândia realiza a imunização de funcionários de diversas empresas da cidade. Equipes das unidades de saúde vão até as fábricas e aplicam a vacina nos trabalhadores que ainda não estavam imunizados. Com isso, a Prefeitura garante a proteção a um maior número de pessoas. A população em geral pode se vacinar, de segunda a sexta-feira, em uma das cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde), ou de acordo com o calendário abaixo numa das USFs (Unidades de Saúde da Família). O horário de aplicação desta vacina nas unidades de saúde é das 8h às 12h. A medida garante maior acesso da vacina à população, uma vez que Hortolândia é considerada área de risco ampliado para a doença.
Desde janeiro, 24.666 mil pessoas foram vacinadas em Hortolândia. Neste ano, a Prefeitura registrou três notificações de Febre Amarela, sendo que todas foram descartadas após exames. A proteção contra Febre Amarela sempre foi oferecida, gratuitamente, na rede pública de saúde, sendo prioritária para pessoas que viajam para áreas onde há transmissão da doença. Em abril de 2017, a GVE (Gerência de Vigilância Epidemiológica) classificou Hortolândia como área de risco ampliado, com a recomendação de que toda a população da cidade seja vacinada. A Prefeitura, desde então, reforçou a oferta da vacina, inclusive com ações realizadas aos finais de semana.
Para receber a imunização nas unidades de saúde, é necessário levar carteira de vacinação e comprovante de endereço ou documento que comprove vínculo de emprego na cidade. Já para a vacina nas empresas, apenas o documento de identidade é solicitado. Não devem ser vacinadas crianças menores de nove meses, mães que amamentam, gestantes e idosos, além de pessoas com baixa imunidade, com exceção daquelas que receberam orientação médica para isso.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98