Evento, realizado no Amdah, marca o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Neste domingo (28), a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica e Especializada, realiza atividades pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. A programação será realizada no Amdah (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia), das 8h às 17h. O endereço da unidade é Rua Ernesto Bergamasco, nº 262, na Vila Real. O telefone é o (19) 3897-5034.
De acordo com a coordenadora do Amdah, Veruska Sandim Garcia Oliveira, as atividades de domingo incluirão o teste rápido para detectar se a pessoa teve contato com o vírus da hepatite e a vacinação contra a hepatite B, para pessoas que não tiverem as três doses recomendadas anotadas na caderneta de vacinação. “É importante que todos estejam imunizados. Por isso, se alguém ainda não foi vacinado, ou se tem dúvidas se recebeu a vacina quando criança, deve procurar o Amdah neste domingo ou a unidade de saúde mais próxima para garantir a vacina”, disse Veruska.
A vacina contra a hepatite B é obrigatória e faz parte do calendário básico de vacinação, com três doses recomendadas para a infância. Alguns adultos não foram vacinados nesta época e, por isso, devem receber a vacina em qualquer idade. “A vacina, uma vez completada as três doses, têm eficácia pela vida toda”, garante Veruska. A hepatite B é a única no grupo das hepatites virais para a qual existe vacina.
Tipos de Hepatite
Há três tipos de hepatite: a hepatite A, transmitida por meio de alimentos contaminados, e as hepatites B e C, de contágio por meio de secreções, como sangue e saliva. Os vírus do tipo A são menos agressivos, mas os do tipo B e C podem causar complicações à saúde e levar à morte. Os sintomas de todas as hepatites são bastante parecidos: febre, mal estar, queda no apetite, dor muscular, dor de cabeça, náuseas, urina escurecida e icterícia (pele amarelada). Nos casos crônicos, onde surgem as complicações, o paciente pode desenvolver cirrose ou câncer de fígado.
Existe tratamento e cura para a doença, porém, o paciente precisa seguir a risca as recomendações médicas. O período de recuperação pode ser feito em casa, sem necessidade de internação, com utilização de medicação oral e injetável. Em cerca de seis meses, é possível finalizar o tratamento. Em Hortolândia, 172 pacientes com hepatites B e C são acompanhados pelo Amdah. Eles fazem o tratamento gratuitamente e recebem orientação e apoio de uma equipe multidisciplinar coordenada por um infectologista.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Prefeitura de Hortolândia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98