Já imaginou assistir a um filme romântico mostrando um casal contemplando o pôr do sol na Ponte Estaiada de Hortolândia? Ou até mesmo um comercial de margarina com uma família feliz fazendo piquenique no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang? Essas cenas podem, em breve, ganhar as telas de cinema, TV e streaming.
Na última terça-feira (19/08), Hortolândia recebeu a visita da São Paulo State Film Commission, órgão estadual responsável por mapear locais com potencial para produções audiovisuais. A cidade foi escolhida para integrar o projeto, anunciado oficialmente em maio deste ano, e agora faz parte da rede de cidades-polo do SP State Film Commission.
Pontos turísticos mapeados em Hortolândia
Durante o tour pela cidade, acompanhado pela Secretaria de Cultura, a equipe fotografou e catalogou 10 locais com potencial cinematográfico, incluindo:
- Ponte Estaiada
- Parque socioambiental Irmã Dorothy Stang
- Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE)
- Comunidade Santa Rita de Cássia
- Trevo da EMS (acesso à rodovia SP-101)
- Paço Municipal (Prefeitura de Hortolândia)
Cidade moderna atrai produções
Segundo Alice Santiago, assistente de produção do SP State Film Commission, Hortolândia se destacou pela modernidade.
“Por ser uma cidade nova, Hortolândia tem prédios modernos. Isso é algo que ainda não tínhamos encontrado. A maioria das cidades que já mapeamos possuem construções históricas. Aqui vimos passarelas, rodovias, prédios espelhados, parques socioambientais e comunidades que oferecem cenários diferenciados”, afirmou.
Ela também destacou a receptividade local:
“Fomos muito bem recebidas e recebemos dicas valiosas da Secretaria de Cultura e de produtores locais”, completou.
Próximos passos
As imagens captadas em Hortolândia serão avaliadas e, gradualmente, incluídas no site oficial do SP State Film Commission, tornando os espaços disponíveis para produtoras interessadas em filmar na região.
Além do mapeamento, a Secretaria de Cultura realizou, no dia 18/08, uma consulta pública para apresentar o projeto a profissionais do audiovisual de Hortolândia e da região. Também participaram do encontro as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Turismo, Mobilidade Urbana e Segurança.
Com essa iniciativa, Hortolândia se projeta como um novo polo audiovisual do Estado de São Paulo, unindo paisagens urbanas modernas, parques naturais e hospitalidade local para atrair grandes produções.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98










