Grandes empresas instaladas em Hortolândia têm apontado a necessidade crescente de profissionais qualificados. Para atender essa demanda, a Prefeitura articula junto ao governo federal a instalação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) já no próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes durante o Encontro de Negócios do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), realizado nesta quinta-feira (11).
O evento reuniu mais de 80 empresas de Hortolândia e região, entre elas líderes como Adere, CAF, EMS, Greenbrier Maxion, Safetline, Wickbold, Columbia, Eternit, Solven e Vivace. O encontro teve como objetivo fortalecer o networking empresarial e abrir novas oportunidades de negócios.
Cidade inteligente e sustentável
Durante sua fala, o prefeito destacou os avanços da cidade que atraem novos investimentos, como:
- 90 km de fibra ótica implantados
- Central de monitoramento com tecnologia de ponta
- 21 usinas fotovoltaicas
- 99% de esgoto coletado e 100% tratado
- Novo Paço Municipal sustentável
- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superior ao do Estado de SP
“Hortolândia é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Queremos que as empresas se sintam motivadas a se instalar aqui, em um ambiente que oferece infraestrutura, sustentabilidade e mão de obra qualificada”, afirmou Zezé Gomes.
Formação voltada para o mercado
O vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu Cesar, reforçou a articulação para trazer a UFSCar em 2026 e destacou a necessidade de alinhar os cursos à realidade das empresas locais.
“Estamos realizando reuniões para identificar quais áreas exigem mão de obra especializada. Não adianta criar cursos que não atendam à demanda real das empresas. Nosso compromisso é proporcionar condições para que os negócios cresçam e, ao mesmo tempo, garantir oportunidades de emprego para a população”, explicou.
Ele também anunciou que a Prefeitura trabalha para trazer o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Casa do Trabalhador para ampliar o suporte ao cidadão e às empresas.
Desenvolvimento regional
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Dimas Corrêa Pádua, ressaltou que o Encontro de Negócios representa um passo importante para fortalecer a economia da cidade e da região metropolitana.
“O poder público tem papel fundamental para garantir desenvolvimento. Apesar dos desafios econômicos, o Brasil voltou a crescer. Isso só é possível com três pilares: crescimento econômico, estabilidade financeira e democracia”, destacou.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.









