Grandes empresas instaladas em Hortolândia têm apontado a necessidade crescente de profissionais qualificados. Para atender essa demanda, a Prefeitura articula junto ao governo federal a instalação de um campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) já no próximo ano. O anúncio foi feito pelo prefeito José Nazareno Zezé Gomes durante o Encontro de Negócios do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), realizado nesta quinta-feira (11).
O evento reuniu mais de 80 empresas de Hortolândia e região, entre elas líderes como Adere, CAF, EMS, Greenbrier Maxion, Safetline, Wickbold, Columbia, Eternit, Solven e Vivace. O encontro teve como objetivo fortalecer o networking empresarial e abrir novas oportunidades de negócios.
Cidade inteligente e sustentável
Durante sua fala, o prefeito destacou os avanços da cidade que atraem novos investimentos, como:
- 90 km de fibra ótica implantados
- Central de monitoramento com tecnologia de ponta
- 21 usinas fotovoltaicas
- 99% de esgoto coletado e 100% tratado
- Novo Paço Municipal sustentável
- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) superior ao do Estado de SP
“Hortolândia é uma das cidades que mais crescem no Brasil. Queremos que as empresas se sintam motivadas a se instalar aqui, em um ambiente que oferece infraestrutura, sustentabilidade e mão de obra qualificada”, afirmou Zezé Gomes.
Formação voltada para o mercado
O vice-prefeito e secretário de Governo, Cafu Cesar, reforçou a articulação para trazer a UFSCar em 2026 e destacou a necessidade de alinhar os cursos à realidade das empresas locais.
“Estamos realizando reuniões para identificar quais áreas exigem mão de obra especializada. Não adianta criar cursos que não atendam à demanda real das empresas. Nosso compromisso é proporcionar condições para que os negócios cresçam e, ao mesmo tempo, garantir oportunidades de emprego para a população”, explicou.
Ele também anunciou que a Prefeitura trabalha para trazer o Sistema Nacional de Emprego (Sine) e a Casa do Trabalhador para ampliar o suporte ao cidadão e às empresas.
Desenvolvimento regional
Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Dimas Corrêa Pádua, ressaltou que o Encontro de Negócios representa um passo importante para fortalecer a economia da cidade e da região metropolitana.
“O poder público tem papel fundamental para garantir desenvolvimento. Apesar dos desafios econômicos, o Brasil voltou a crescer. Isso só é possível com três pilares: crescimento econômico, estabilidade financeira e democracia”, destacou.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98









