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Hortolândia investe na educação com novos conselhos e fóruns escolares

A Câmara Municipal de Hortolândia aprovou, recentemente, o Projeto de Lei 188/2024, que regulamenta os Conselhos Escolares e os Fóruns Escolares nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino. A medida, de autoria do Poder Executivo, representa um passo significativo na implementação de uma gestão democrática e participativa, em alinhamento com as diretrizes nacionais da educação.


O Papel Fundamental dos Conselhos Escolares

Os Conselhos Escolares são instâncias essenciais na gestão das escolas municipais, com funções deliberativas, consultivas e fiscalizadoras. Suas principais atribuições incluem:

  • Planejamento estratégico: Deliberação sobre o uso de recursos, definição do Projeto Político-Pedagógico (PPP), planejamento do Calendário Escolar e do Plano de Trabalho.
  • Gestão financeira: Aprovação de planos de aplicação de recursos, promovendo maior transparência e eficiência.
  • Engajamento da comunidade: Envolvimento ativo de pais, alunos e demais integrantes da comunidade escolar nos processos decisórios.

Fóruns Escolares: Espaços de Reflexão e Troca

Os Fóruns Escolares complementam o trabalho dos Conselhos, servindo como plataformas de debate coletivo e integração de práticas educacionais. Essas reuniões têm como objetivo:

  • Alinhamento de estratégias: Unificação de políticas entre as escolas municipais.
  • Monitoramento contínuo: Avaliação das diretrizes educacionais e acompanhamento de resultados para melhoria da qualidade de ensino.

Alinhamento às Diretrizes Nacionais

A regulamentação atende à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – Lei nº 9.394/1996 – e à atualização promovida pela Lei nº 14.644/2023, que reforça a obrigatoriedade dos Conselhos Escolares como pilares fundamentais na gestão educacional.

Com isso, a Rede Municipal de Ensino de Hortolândia substitui a antiga Lei nº 1.648/2006 por uma nova estrutura normativa, reduzindo o número de membros nos Conselhos para garantir agilidade e eficácia nas decisões.


Benefícios Esperados

A implementação do Projeto de Lei 188/2024 trará impactos positivos para a comunidade escolar, incluindo:

  • Gestão participativa: Pais, alunos, professores e a comunidade terão voz ativa na administração das escolas.
  • Qualidade educacional: Decisões mais alinhadas às necessidades reais das unidades de ensino.
  • Fortalecimento das políticas públicas: Transparência e eficácia no cumprimento das diretrizes educacionais.

Compromisso com uma Educação de Qualidade

Com a aprovação do Projeto de Lei 188/2024, Hortolândia reafirma sua dedicação a uma educação inclusiva e democrática, promovendo um ambiente escolar transparente e participativo. A iniciativa promete transformar a gestão das escolas municipais, fortalecendo a parceria entre a comunidade e o poder público.

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