UPA Nova Hortolândia e Hospital Municipal receberão paineis solares que vão proporcionar redução e economia dos custos de consumo de energia elétrica
Hortolândia dá mais um importante passo para se consolidar como cidade inteligente e sustentável. O município é um dos contemplados pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) para receber usinas de energia fotovoltaica em duas unidades de saúde. A instalação das placas é viabilizada por meio do programa “CPFL nos hospitais”. Assim que forem colocadas, as usinas proporcionarão redução de gastos e economia dos custos de consumo de energia elétrica para o município.
Nesta semana, a concessionária iniciou a instalação das placas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Nova Hortolândia (foto). A outra unidade que receberá o sistema será o Hospital Municipal Mario Covas. As placas fotovoltaicas serão colocadas nos telhados das duas unidades. De acordo com a Secretaria de Saúde, os custos de aquisição e de instalação dos equipamentos são da CPFL.
De acordo com o engenheiro eletricista da Prefeitura, Jorge Castro, a energia fotovoltaica é obtida pela conversão da luz solar em eletricidade, utilizando uma tecnologia baseada no efeito fotoelétrico. “É um tipo de energia renovável, inesgotável e não poluente. A utilização da energia fotovoltaica eleva o patamar da cidade para os níveis ecológico, ambiental e de sustentabilidade. As usinas vão reduzir os custos de consumo de energia elétrica nas unidades de saúde onde estão sendo instaladas, requerendo manutenção mínima”, destaca Castro.
De acordo com a estimativa calculada pelo engenheiro, a utilização dos painéis fotovoltaicos vai proporcionar redução de cerca de 30% no gasto com energia da UPA Nova Hortolândia. O engenheiro ainda salienta que, terminada a instalação, os equipamentos deverão passar por testes, liberação e aprovação da CPFL.
O programa “CPFL nos hospitais” foi criado pela concessionária, em 2019. O programa é voltado a projetos de eficiência energética que ajudem hospitais públicos e filantrópicos de cidades nas áreas de concessão da CPFL. De acordo com a concessionária, o programa já beneficiou 325 instituições de saúde de São Paulo e do Rio Grande do Sul.
Novo Paço Municipal
Outra ação importante realizada pela Prefeitura para consolidar Hortolândia como município inteligente e sustentável é a obra de construção do novo Paço Municipal, na região do Jardim Novo Ângulo. A nova sede da Administração Municipal também terá uma usina de energia fotovoltaica.
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Atenção: Os textos assinados e/ou publicados no Portal Hortolândia não representam necessariamente a opinião editorial do Site. Asseguramos a qualquer pessoa, empresa ou associação que se sentir atacada o direito de utilizar o mesmo espaço para sua defesa. Também ressaltamos que toda e qualquer informação ou análise contida neste site não se constitui em solicitação ou oferta de seu autores para compra ou venda de quaisquer títulos ou ativos financeiros, para realização de operações nos mercados de valores mobiliários, ou para a aplicação em quaisquer outros instrumentos, produtos financeiros e outros. Através das informações, dos materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site, os autores não estão prestando recomendações quanto à sua rentabilidade, liquidez, adequação ou risco. As informações, os materiais técnicos e demais conteúdos existentes neste site têm propósito exclusivamente informativo, não consistindo em recomendações financeiras, legais, fiscais, contábeis ou de qualquer outra natureza.










