Connect with us

Nossa Cidade

Hortolândia busca recursos para fazer retirada de árvores consideradas pragas

imagem 41

Prefeitura promove seminário com o tema “O desafio de controle das leucenas no cenário urbano”, nesta quarta-feira (08/06)

As árvores leucenas são uma das piores pragas existentes em Hortolândia, nos municípios da região e em outras localidades do Brasil. Essa espécie vegetal prolifera com rapidez, em pouco tempo domina uma determinada área, impedindo o crescimento de outras plantas. O que é prejudicial para o meio ambiente, uma vez que afeta a biodiversidade da flora e da fauna. As leucenas também dificultam as ações de arborização desenvolvidas pelas Administrações Municipais. Para discutir soluções e alternativas de controle dessas árvores, a Prefeitura de Hortolândia realiza o 5º Seminário de Meio Ambiente, com o tema “O desafio de controle das leucenas no cenário urbano”, nesta quarta-feira (08/06). O evento será, às 8h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na rua Euclides Pires de Assis, 102, Remanso Campineiro. A participação é aberta para a população.

Anuncio

A Prefeitura realizou um levantamento para identificar áreas prioritárias onde há quantidade maciça de leucenas no município. De acordo com a engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna, a identificção dessas áreas foi feita a partir do levantamento de nascentes e árvores realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura, no ano passado.

Dentre as áreas apontadas pelo levantamento estão Parque Terras de Santa Maria, onde, de acordo com a engenheira agrônoma, há quatro nascentes; área do viário central próximo à Ponte Estaiada; o prolongamento do parque Lago da fé, inaugurado pela Prefeitura mês passado; Observatório Ambiental Parque Escola (OAPE, antigo Creape); região do viário Santa Fé, próxima à Confibra; Parque Socioambiental Renato Dobelin, na região central; e Parque Linear do Jardim Amanda, próximo à lagoa. Todas essas áreas são APPs (Áreas de Preservação Permanente).

Advertisement

A engenheira agrônoma Alynne Danielle Sant’Anna explica que a Prefeitura busca recursos para fazer a retirada das leucenas e a implantação de projetos de reflorestamento nessas áreas. “Não basta apenas retirar as leucenas. É necessário ainda fazer a retirada dos tocos das árvores e de uma camada do solo, uma vez que pode haver sementes da espécie que podem crescer e se espalhar novamente”, salienta Alynne.  

Espécie forrageira se proliferou de forma descontrolada

De acordo com a especialista, a leucena foi introduzida no Brasil na década de 1940. Por ser uma espécie forrageira, a planta é misturada com ração para suplementar a alimentação de gados bovino, equino e caprino. “A leucena se proliferou de forma descontrolada. É uma espécie que tem uma grande capacidade de adaptação em qualquer ecossistema”, explica Alynne.

Outra característica da leucena é o crescimento rápido. “Em cerca de um ano, a espécie já começa a dar sementes. Depois, entre dois a três anos, a leucena já se prolifera e domina uma determinada área, impossibilitando o crescimento de outras espécies, o que é extremamente prejudicial ao meio ambiente, uma vez que há perda da biodiversidade da flora e fauna”, salienta a engenheira agrônoma.   

Advertisement

A especialista salienta que a população pode colaborar com a Prefeitura na questão das leucenas. Caso o morador encontre a espécie em alguma outra região da cidade, ele pode comunicar a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo telefone (19) 3809-7040. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Ao receber a comunicação, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável enviará uma equipe para fazer uma avaliação do local onde há leucenas. A engenheira agronôma ressalta que, por mais boa vontade que o morador possa ter para retirar as leucenas, essa prática não ajuda, uma vez que a simples retirada não elimina a espécie. 

Programação do seminário contará com 3 palestras

O seminário terá três profissionais ligados à área de meio ambiente. A programação será aberta com a apresentação “A realidade local das leucenas”, da engenheira agrônoma da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alynne Danielle Sant’Anna.

A primeira palestra, intitulada “Floresta Urbana”, será ministrada pelo engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva. O profissional é responsável pelo desenvolvimento e implantação do Programa Município Verde/Azul, do governo do Estado, do qual Hortolândia participa.

Advertisement

Em seguida, haverá a palestra “O cenário das leucenas na região do PCJ”, com o engenheiro civil Francisco Carlos Castro Lanhóz, representante do PCJ (Consórcio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). 

A terceira palestra, com o tema “Técnicas de controle da espécie invasora leucena”, será apresentada pelo engenheiro agrônomo Marcelo Machado Leão. O profissional é pesquisador do Laboratório de Silvicultura Urbana do Departamento de Ciências Florestais da ESALQ (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz) da USP (Universidade de São Paulo) e professor de pós-graduação no Programa de Educação Continuada e Gestão da ESALQ/USP, na Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região4 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos5 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial6 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial6 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região7 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade7 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial8 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares