“O resgate das memórias históricas da Ginástica Rítmica no município de Hortolândia” é tema da pesquisa de estudantes do curso de Educação Física do Unasp (Centro Universitário Adventista de São Paulo). O prefeito Angelo Perugini recebeu os alunos Oziel Ferreira Correia, Danielle Marra de Oliveira Rosestolato e Thayla Cordeiro da Paixão, junto com a professora orientadora do trabalho de conclusão de curso, Suzana Bastos Ribas, para uma entrevista sobre o tema, na última sexta-feira (1/11). O trabalho será apresentado no dia 1º de dezembro, no Encontro Anual de Iniciação Científica promovido pelo Unasp.
A paixão das alunas pela modalidade motivou a escolha da faculdade de Educação Física e o interesse em pesquisar o tema. É que Thayla e Danielle foram ginastas da modalidade, implantada nas escolinhas esportivas em 2005, primeira gestão de Perugini. Já Oziel, se interessou pelo tema influenciado pela convivência com as amigas.
“Nos apaixonamos pela Ginástica Rítmica. Por isso, resolvemos pesquisar sobre a história desse esporte em Hortolândia, por meio do projeto realizado pela Prefeitura, que serviu de incentivo para escolhermos a faculdade de Educação Física. Queremos focar nosso trabalho nessa modalidade”, comentou Danielle.
Suzana Bastos Ribas, orientadora da pesquisa dos alunos é professora de Educação Física no Unasp e técnica desportiva na Ginástica Rítmica das Escolinhas Esportivas da Prefeitura. Por meio do seu trabalho, já ajudou a transformar a vida de centenas de ginastas que passaram pelas escolinhas, ao longo da história da Ginástica Rítmica em Hortolândia.
“Essas meninas são talentosas. Foram ginastas nas primeiras turmas da ginástica rítmica. A participação no projeto foi um grande estímulo para elas optarem por seguir carreira na Educação Física. Vim de Curitiba, mas amo Hortolândia. Aqui construí muitas coisas boas na minha vida e na vida dessas meninas. Iluminamos o caminho delas por meio da Ginástica Rítmica. Agora, elas querem colaborar, querem devolver para a cidade aquilo que receberam”, observou a professora.
De acordo com o prefeito Angelo Perugini, a Ginástica Rítmica de Hortolândia nasceu de um coletivo: pais, professores, alunos, comunidade. “Com o passar do tempo, o olhar da Administração foi o de criar espaços apropriados para as aulas e treinos”, afirmou o prefeito.
“Nosso foco não é só fazer obras de asfalto, construir pontes. Temos que investir nas pessoas, cuidar dos nossos moradores. Nossa cidade tem um povo talentoso, maravilhoso. Sinto orgulho das nossas ginastas que são destaque em competições regionais, estaduais e nacionais. As pessoas estão crescendo junto com a cidade. Essa pesquisa com a história da Ginástica Rítmica de Hortolândia é um presente para nossa cidade. Plantamos a semente e estamos colhendo os frutos”, valorizou Perugini.
A modalidade de Ginástica Rítmica foi implantada nas Escolinhas Esportivas da Prefeitura em 2005. Atualmente, 200 alunas, na faixa etária entre 4 e 18 anos, participam dos treinamentos. Os treinos acontecem na Academia Municipal (Centro), nos ginásios Victor Savala (Jd. Nossa Senhora de Fátima) e Gino Bernardini (ao lado do campo do Rosolen). O desempenho das ginastas é motivo de orgulho para a cidade. As atletas colecionam títulos em competições regionais, estaduais e nacionais.
“A ginástica rítmica é uma modalidade cara por causa dos materiais que são utilizados nos treinos, como arcos, bolas, cordas; as roupas das atletas e fornecimento de transporte para as ginastas disputarem as competições. Mesmo assim, a Prefeitura não mede esforços para investir na formação de atletas nessa modalidade”, observa Felipe Velozo, gerente de Esportes.
Os investimentos da Prefeitura na área de esporte são parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Por meio do programa, a Prefeitura realizará mais de 100 obras e serviços com o objetivo de promover o desenvolvimento urbano, social e humano de Hortolândia. As ações do PIC são realizadas pela Prefeitura por meio de parcerias com a iniciativa privada, governos estadual e federal.
SOBRE A GINÁSTICA RÍTMICA
A Ginástica Rítmica, também conhecida como GRD ou ginástica rítmica desportiva (nomenclatura antiga), é uma ramificação da ginástica que possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados, fluentemente, em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita. As competições são realizadas sempre sobre um tablado e seu tempo de realização varia entre 75 segundos, para as provas individuais, e 150 para as provas de conjunto.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98