Uma mulher de 25 anos, grávida, informou que procurou atendimento no Hospital Municipal Maternidade Mário Covas na noite de sábado (23), em Hortolândia. De acordo com a paciente, ela se queixava de sentir muita dor no abdômen, passou pela consulta e foi medicada. E entregaram um encaminhamento para realização de ultrassom no domingo às 14 horas no próprio hospital.
A paciente disse que esteve no hospital no horário indicando e a informaram que o exame não poderia ser feito, por não estar em jejum de 6 horas. A atendente escreveu na guia os horários de atendimento durante a semana, às 8 hs da manhã e as 13hs . Sem questionar a paciente retornou para sua casa.
Na tarde desta segunda-feira (25), a gestante voltou ao hospital, e para a sua surpresa, informaram que não realizariam o exame e que teria que retornar no dia seguinte, sob a alegação que precisar estar em jejum. A gestante disse a equipe médica que estava em jejum e estaria em condições em fazer o exame, e mesmo assim fora recusado o procedimento.
“Eu só quero atendimento, estou grávida de sete meses e estou sentindo muita dor no abdômen, será que eles não enxergam que é uma urgência? Desabafou a gestante.
Em nota a Prefeitura diz:
A Prefeitura de Hortolândia informa que a gestante H. C. N. de M. realizou ultrassom abdominal (não gestacional) com orientação de jejum de 6h nesta terça-feira (26/09).
A paciente foi atendida inicialmente no Hospital Municipal e Maternidade Governador Mário Covas, na noite do último sábado (23/09), pela equipe de ginecologia. Ela recebeu encaminhamento para ultrassom na manhã seguinte, uma vez que o serviço de ultrassom funciona aos finais de semana das 8h às 11h. No entanto, o exame não foi realizado porque a paciente não estava em jejum. H. retornou ao hospital na segunda-feira, mas não quis aguardar a realização do exame. Nesta terça-feira, ela passou pelo ultrassom.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98