Muitas pessoas já receberam um vídeo via WhatsApp e acabaram caindo no golpe do cashback. De acordo com o Procon de Hortolândia, o referido vídeo tem circulado nas redes sociais neste início de ano.
A notícia falsa diz que o Procon teria obrigado as empresas de cartão de crédito a pagar uma multa milionária por terem escondido dos consumidores sobre o programa de cashback.
Essas empresas também teriam que devolver para os consumidores uma certa quantia em cashback por cada compra já feita. A quantia pode chegar ao valor de até R$ 4.500,00. Para resgatar essa quantia, a pessoa tem que clicar num link que vem na mensagem.
Como é o golpe do cashback?
O golpe consiste em induzir o consumidor a clicar no link para dar entrada no pedido do suposto cashback. Por meio do link são solicitados dados da pessoa e, em seguida, uma resposta que diz qual é a quantia. Para recebê-la, a pessoa tem que fazer um depósito pelo Pix.
O Procon Hortolândia orienta a população que, caso receba mensagens desse tipo, para evitar clicar em links duvidosos. “E nunca forneça dados pessoais e bancários para terceiros antes de se certificar se o site é confiável ou não. Nesses tipos de golpe, as pessoas devem sempre desconfiar de promessas vantajosas. E como diz aquele velho ditado popular: ‘Quando a esmola é demais, o santo desconfia’”, reforça Lenita Sostena de Souza, diretora do Procon Hortolândia.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98