Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) da Prefeitura de Hortolândia, reconhecidos na região por sua eficaz gestão ambiental, chamaram a atenção de gestores públicos da região Nordeste do Brasil durante a 2ª Viagem de Intercâmbio de Conhecimentos – Resíduos Sólidos e Economia Circular.
Nesta quinta-feira (01/02), os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto o modelo de logística implementado pela Prefeitura em um dos 13 PEVs em operação na cidade.
A visita, realizada no PEV Jd. Nova Alvorada, localizado na Rua Alcebíades Marques, 15 (antiga rua 5), próxima ao Parque Socioambiental Lago da Fé, foi promovida pela Ambipar e contou com a participação de representantes do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), do qual Hortolândia faz parte, além de gestores públicos do Estado do Ceará.
Os PEVs são unidades equipadas com caçambas, permitindo que os moradores realizem o descarte correto e separado por tipo de material. O modelo adotado pela Prefeitura de Hortolândia tem sido considerado referência na região e despertou o interesse dos visitantes.
Gilber Costa, Assessor Técnico da Área de Captação e Gestão de Recursos, Projetos e Parcerias da Secretaria das Cidades do Governo do Ceará, destacou a importância da visita: “Viemos a Hortolândia com o objetivo de entender de perto os projetos inovadores na área de gestão de resíduos sólidos e levar referências para o nosso estado.
A cidade é referência na região e estamos impressionados com o modelo de logística implementado nos PEVs, a variedade de materiais que podem ser descartados e a organização do sistema como um todo”.
O PEV Jardim Nova Alvorada é apenas um dos 13 pontos em operação na cidade, facilitando o descarte voluntário de diversos tipos de materiais. A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane Nascimento, expressou a satisfação com a visita dos ambientalistas, destacando o compromisso da Prefeitura com a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.
A lista completa dos PEVs está disponível no site oficial da Prefeitura, incluindo informações sobre os materiais que podem ser corretamente descartados, como material reciclável doméstico, material reciclável ferroso, material reciclável de construção civil, material reciclável de madeira e volumosos (sofás, colchões e móveis), eletroeletrônicos e vidro.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98