As obras do galpão de triagem instalado na URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos), órgão da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Hortolândia, estão em fase final. A etapa estrutural já foi concluída, restando apenas detalhes de acabamento. Com cerca de 500m², o galpão tem entrega prevista para este semestre. A usina está localizada na Estrada Sabina Baptista de Camargo, 4.183, Parque Peron.
A ampliação possibilitará o aumento do número de catadores na cooperativa de reciclagem credenciada, a Águia de Ouro. A previsão da coordenadora Aurea Aparecida Bueno é de dobrar o número de cooperados. “Lá teremos mais espaço, além da nova esteira que ganhamos. Só nessa esteira serão necessárias mais 20 pessoas trabalhando. Vamos empregar mais pessoas que precisam de trabalho”, comemora. Como o aumento, a renda gerada para os trabalhadores também se amplia. As mudanças vão colaborar com a triagem já feita nos cinco PEVs (Ponto de Entrega Voluntária de Entulhos e outros materiais recicláveis), em funcionamento pela cidade.
A ação é realizada pela Secretaria de Obras, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. O investimento da Prefeitura, por meio de recursos do Fundo Municipal de Meio ambiente é de aproximadamente R$ 509 mil. O local foi pensado para comportar o crescimento acelerado da demanda em Hortolândia.
Este galpão de triagem receberá recicláveis domésticos, como: papelão, garrafa pet, isopor, plástico, entre outros. A URE, por sua vez, continuará recebendo resíduos sólidos provenientes da construção civil e demolição, garantindo a destinação correta de cada componente e, assim, impedindo que o material seja descartado de forma incorreta.
Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, garantir um local adequado para a triagem dos recicláveis é extremamente importante. “O novo espaço também fortalece a cooperativa instituída no município em conformidade com a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos)”, complementa.
URE-Hortolândia
A Usina recebe e recicla material proveniente da construção civil e demolição em obras de pequeno e médio porte. O objetivo é transformar entulho em matéria-prima para novas necessidades. A usina funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
PEVs
São recebidos nos PEVs vidros, embalagens como caixa de leite, garrafa pet, óleo de cozinha, papelão, plásticos diversos, latas e alumínio, resíduos da construção civil (respeitando o limite de 1m³ por morador ao mês), móveis usados, entre outros. Existem em funcionamento hoje cinco PEVs: Jd. Nossa Senhora Auxiliadora, Jd. Adelaide, Parque Gabriel, Jd. Interlagos e Vila Real. A sexta unidade, localizada no Jd Amanda, será entregue ainda neste semestre. O atendimento acontece todos os dias, das 8h às 12h, e das 13h às 18h.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98