14 de junho de 2024
Nossa Cidade

Futuro portal na av. São Francisco auxiliará no monitoramento da cidade

Quem passa pela avenida São Francisco confere o andamento das obras de melhoria viária que são realizadas pela Prefeitura, no trecho desde o cruzamento da avenida Thereza Ana Cecon Breda, na Vila Real, até o Parque do Horto, na altura do Supermercado Pague Menos. Entre as obras que são realizadas há projeto para um portal de acesso no Parque do Horto, estrutura que funcionará como um posto de monitoramento. O portal, que ficará sobre a avenida, terá painel de informações sobre a cidade, câmeras de OCR (leitura de placas de veículos) e câmeras de monitoramento. Além de dar boas vindas aos moradores e visitantes que acessam a cidade por esta via, o posto será um importante aliado no reforço das ações de segurança implementadas pela Administração Municipal.

As câmeras do tipo OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) já funcionam nas entradas e saídas da cidade. As OCRs identificam rapidamente veículos furtados e roubados, utilizando imagens em tempo real e sistema de georreferenciamento. Os casos são informados às autoridades policiais, que conseguem atuar com mais rapidez na resolução dos problemas. Em breve, o município contará também com câmeras do tipo Dome (360º), capazes de vigiar a cidade 24h. A Prefeitura busca recursos para implantar mais estes equipamentos. “Estamos investindo na segurança, que está entre as prioridades de governo junto com a Saúde, Educação e Geração de Emprego. Vamos utilizar a inteligência da tecnologia para garantir mais segurança aos moradores. Até  o final do ano que vem, teremos mais de 100 câmeras vigiando nossa cidade”, destacou o prefeito Angelo Perugini.

Nas obras viárias da avenida São Francisco, a Prefeitura realiza, nesta semana, concretagem de calçadas, implantação de guias e sarjetas e colocação de base de asfalto, em diversas frentes de trabalho. As melhorias são realizadas em um trecho de 1,8 quilômetros. Quando a obra ficar pronta, este trajeto estará duplicado em pista com canteiro central e novo sistema de drenagem. De acordo com a Secretaria de Obras, a avenida terá, também, troca da iluminação pública, com substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias LED.

A obra na av. São Francisco é realizada com recursos financiados pelo Banco CAF. Todas as intervenções viárias garantirão melhores condições de tráfego pela avenida e acesso facilitado aos bairros vizinhos à obra.

PIC

A duplicação da avenida São Francisco, assim como  as ações para garantir mais segurança aos moradores, fazem parte do PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento), implantado pelo prefeito Angelo Perugini para acelerar o desenvolvimento urbano, ambiental, social e humano para que Hortolândia cresça com planejamento e sustentabilidade nos próximos 30 anos. O programa prevê mais de 100 obras e serviços, em diversas áreas. Para a realização destas intervenções, a Prefeitura conta com apoio da iniciativa privada, dos governos estadual e federal, sendo que a principal fonte de recursos é um financiamento junto ao banco internacional CAF.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98