Formação continuada é voltada a profissionais da Educação que trabalham em escolas que oferecem a EJA-Educação de Jovens e Adultos
Profissionais da rede municipal de Educação de Hortolândia participam da Semana de Formação continuada para professores da EJA (Educação de Jovens e Adultos). A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio do CFPE (Centro de Formação dos Profissionais em Educação) “Paulo Freire”.
A formação é realizada em duas etapas. A primeira aconteceu nesta segunda-feira (12/09) à noite, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, mobilizando 17 professores dos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) da Emef Taquara Branca e da EJA (entre eles os de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Ciências). O tema proposto, “Desafios Educacionais e o Mundo do Trabalho”, foi abordado pelo Prof. Dr. Huyrá Araújo, docente do Instituto Federal de São Paulo/câmpus Hortolândia. A formação abordou a dualidade “a Educação para o Mundo do Trabalho e a Educação para o Mercado do Trabalho”, refletindo a máxima de que os estudantes da EJA ora apresentam perfil de trabalhadores, ora o de desempregados. O formador enfocou a importância da abordagem da diversidade, politecnia, formação crítica e empreendedorismo.
“O ponto chave da formação foi a reflexão abordada pelo prof. Huyrá acerca da concepção de um Currículo da Educação de Jovens e Adultos integrado ao Mundo do Trabalho, onde a integração deve ser vista como um princípio educativo a ser concebido na multidisciplinaridade por temas geradores recheados de experiências e expectativas”, ressaltou o professor responsável pela organização da formação, Rafael Quintanilha.
A segunda etapa, voltada a professores da EJA I, equivalente aos anos iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), será nesta quinta-feira (15/09), das 19h às 22h, também na Emef Marleciene. O tema, “Alfabetização”, será desenvolvido pela professora formadora Cristiane Santos, do CFPE Paulo Freire.
EJA agora tem formação ampliada
Desde 2017, a EJA passou a ter foco ampliado: tanto permite acesso gratuito à educação básica, quanto oferece cursos profissionalizantes e capacitação para empreender ou atuar no mercado de trabalho, por meio do projeto “Polos de Tecnologia e Educação Profissional”, realizado pela Prefeitura. Atualmente, há mais 430 alunos inscritos na modalidade.
Confira as escolas polo que oferecem EJA:
Emef Marleciene Priscila Presta Bonfim (vagas também para deficientes auditivos) – (19) 3865-2844 – R. Maria de Lourdes Cangleriani Cancian, 92, Remanso Campineiro
Emef Nicolas Thiago dos Santos Lofrani – (19) 3809-2010 – R. Lealdo José dos Santos, 170, Jardim Sumarezinho
Emef Jardim Amanda I (CAIC) – 3897-6055 – Rua Graciliano Ramos, 689, Jardim Amanda I
Emef Caio Fernando Gomes Pereira – (19) 3819-6093 – Rua Aurora Prado Tanachi, 995, Jardim Nossa Senhora Auxiliadora
Fonte: Prefeitura
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98