Connect with us

Nossa Cidade

Festa literária Hortolendo leva famílias de Hortolândia e região ao Parque Dorothy

imagem 136

Um dia de festa para guardar na memória e no coração. O domingo de sol e temperaturas amenas trouxe crianças, jovens e adultos de Hortolândia e da região ao Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, que, pela primeira vez, recebeu o tradicional Hortolendo. Famílias inteiras atenderam ao convite da Prefeitura e vieram celebrar a leitura na 9ª edição da política pública que visa envolver estudantes municipais e toda a sociedade em ações de incentivo à leitura.

Com o tema “Leitura em Movimento”, a festa ofereceu aos visitantes uma pitadinha de tudo: música; trabalhos manuais; geladeiras literárias; pinturas, fotos e desenhos feitos por professores de arte da rede municipal; tendas literárias, com trabalhos de profissionais e estudantes municipais; teatro de fantoche e contação de histórias; espaço de leitura, inovação e tecnologia; tendas artesanais, feitas por aprendizes de projetos sociais da Administração Municipal e também por artesãos que expõem no Parque Creape, no Jd. Santa Clara do Lago.

Anuncio

O prefeito Angelo Perugini participou da abertura da festa, na companhia de um convidado, o prefeito de Nossa Odessa, Benjamin Bill Vieira de Souza. Encantando, Bill diz que pretende levar o projeto ao município vizinho, já em 2020. “O prefeito Angelo Perugini está de parabéns pelo investimento em conhecimento, que é algo que ninguém tira de você. Acredito que Nova Odessa vai para o mesmo caminho, provavelmente no ano que vem. Vamos copiar este projeto para levar para lá. Sempre falo que projeto bom a gente copia. Vejo a família toda se reunindo. Isso já demonstra que vale a pena o investimento”, afirmou ele, sorrindo.

“A grande força deste evento é a colaboração de todos: dos professores da nossa rede, de diretores de escola, alunos, inclusive de escolas estaduais, como a EE Liomar de Freitas, que veio aqui participar. É a colaboração de todos para fazer uma festa, evitando ter gastos com recursos públicos. Coisa que emociona a gente de ver as pessoas colaborarem, participarem e ajudarem a transformar alguma coisa que era bastante simples numa coisa maravilhosa como esta”, avaliou Perugini. Segundo ele, a experiência de mudar a festa do Creape, no Jd. Santa Clara do Lago, para o Parque Dorothy, na região do Jd. Rosolen, trouxe a ideia de promover ações semelhantes em outras regiões da cidade. “Agora, estamos com a visão de que precisamos rodar com o Hortolendo pela cidade para favorecer todos os bairros e as pessoas poderem conhecer os vários parques que temos pela cidade”, comentou o prefeito.    

Advertisement

“O Hortolendo é um evento maravilhoso, em que a gente acredita. Uma política pública que nós valorizamos. O Hortolendo vai acontecendo pelas mãos de cada um. Nas escolas, fizemos os trabalhos, realizamos. Cada um vai ajudando e tem o trabalho das crianças”, avalia a diretora da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Jd. Interlagos, Márcia Scarazzatto. Para ela, a mudança para o Pq. Dorothy, acrescentou novos significados à festa literária. “O Hortolendo deste ano superou as expectativas. É um espaço lindo, que eu não conhecia, que precisa ser conhecido por toda a população. Quando a gente soube que era um espaço um pouco menor que o Creape, ficamos um pouco apreensivas. Mas deu super certo. É muito gostoso, fica em meio à natureza, um visual mais bonito. No outro, tínhamos as barracas e este não, fica bem natural”, pondera a diretora.

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a edição deste ano teve outras mudanças significativas, dentre elas no foco da festa, que passou a ser em torno da troca e não da doação de livros, bem como a realização de uma série de ações significativas de promoção à leitura dentro e fora dos espaços escolares e não somente a grande festa literária. “Neste ano, além de mudar de local, a gente não doou livros, nem colocou ônibus. As pessoas foram espontaneamente, pelo evento. Criou uma cultura do livro, da leitura, da troca do livro. As pessoas já não precisaram deste estímulo para que fossem à festa”, avaliou a secretária Sandra Fagundes Freire.

“O Hortolendo está colorido, criativo e com o envolvimento de todos os nossos professores, gestores, alunos, pais de alunos. Além de ser grande festa para a educação, é a grande festa da educação aqui em Hortolândia. É um dia em que nos encontramos, todas as escolas estão reunidas e podem mostrar o seu trabalho. O Parque Dorothy está lotado. Estamos muito contentes com a presença da comunidade também, que trouxe o seu livro para trocar. Muito felizes também porque o  trabalho de arrecadação de livros vem sendo feito há mais de um semestre e nos surpreendemos por receber aproximadamente 14 mil livros e geladeiras usadas que foram customizadas. Tem o envolvimento de muita gente. O melhor do Hortolendo é que ele celebra a leitura e o envolvimento das pessoas”, afirmou Sandra.

Feira de trocas

Advertisement

A programação oficial começou pela fanfarra da EE Liomar de Freitas, seguida por outras atrações musicais, dentre elas a fanfarra da Emeb Interlagos e Coral de Libras, com profisionais da Educação. Teve também Orquestra de Viola e apresentação dos vencedores do Festival de Música “Educando para o Talento”. 

Na Casinha Sustentável e na Casa de Bambus, teve contação de histórias, teatro de fantoches do programa “Bem Me Quer Paz se Quer” e oficinas de projetos sustentáveis, como a do uso de energia solar e materiais recicláveis.

Neste ano, a feira de troca de livros foi a atração principal. Nas barracas, títulos de vários autores e gêneros, em bom estado de conservação, estavam à disposição da comunidade. Veterana em Hortolendo, a educadora da rede municipal de Campinas, Sandra Feliciano, moradora do Jd. do Bosque, em Hortolândia, participa desde a 1ª edição. Trouxe o filho Miguel, estudante de 14 anos, e o amigo Tiago Felisberto, estudante de 10 anos, para a grande festa literária da Prefeitura de olho na feira de trocas. Juntos, trouxeram 10 livros e três gibis para trocar no Hortolendo. Sandra gostou da versão deste ano. Avalia que a festa literária, além de boas atrações culturais, divulga o nome da cidade, positivamente. 

Lançamento de livro

Advertisement

Durante o 9º. Hortolendo, houve também o lançamento d’“As aventuras do Seo Jaca no Ribeirão Jacuba”,  livro infantil que conta, de forma alegórica, capítulos da história de Hortolândia, a partir do ponto de vista de uma família de jacarés-do-papo-amarelo. A obra foi escrita por Carolina Montone e ilustrada por Fábio J. Santos, com apresentação do jornalista Josemil Rodrigues, morador de Hortolândia desde 1977 e autor do livro “Sumaré por inteiro: os primeiros passos da integração da cidade orquídea”. Houve ainda contação de histórias com o ator Rodolfo Berini, baseada no livro.

Na praça de alimentação, barracas de instituições e órgãos com trabalho social, como CCART, Asbafe, Casa Betânia da Paz, CAPs Vida, Cier e Escolinhas Esportivas, comercializaram comidas e bebidas aos presentes — pastel, lanche de pernil, cachorro quente, açaí com frutas, salgados, churrasco, churros, sorvetes e picolés, doces e produtos de padaria. Na festa, os visitantes também puderam apreciar e adquirir produtos artesanais do programa Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento integrantes. 

A festa literária é promovida pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia e conta com a parceria de outras secretarias municipais, tais como, Cultura; Governo; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Esporte e Lazer; Inclusão e Desenvolvimento Social; Saúde; Segurança e Mobilidade Urbana.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98

Nossa Cidade

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Baixa umidade

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado pela frente. Segundo informações do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).

Espera-se um aumento gradual das nuvens, especialmente durante a tarde, porém, sem previsão de chuva. As temperaturas devem oscilar, alcançando uma máxima de 29°C, proporcionando um clima agradável para atividades ao ar livre.

Anuncio

Para o fim de semana, os termômetros continuarão em ascensão, com previsão de máximas ainda mais elevadas. No sábado (27), a temperatura alcançará os 32°C, enquanto no domingo (28), o calor será ainda mais intenso, atingindo os 33°C.

No entanto, é importante ressaltar que a baixa umidade pode chegar a 25%. Portanto, é essencial manter-se hidratado e, caso planeje praticar atividades físicas, é recomendável fazê-lo preferencialmente durante a parte da manhã, quando as temperaturas estarão mais amenas.

Advertisement

Assim, os moradores de Hortolândia podem desfrutar de um fim de semana ensolarado e quente, ideal para aproveitar as diversas opções de lazer ao ar livre que a cidade oferece.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Praça da Cidadania, em Hortolândia, é aberta ao público em evento que teve presença do Governador de SP

Praça da Cidadania

Hortolândia marca um importante marco em sua trajetória ao inaugurar, nesta quinta-feira (25/04), a primeira Praça da Cidadania da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Fruto de uma parceria entre o Fundo Social da Prefeitura de Hortolândia e o Fundo Social do Governo do Estado de São Paulo, o complexo comunitário foi recebido com entusiasmo pela população, autoridades municipais e estaduais, incluindo o governador Tarcísio de Freitas e o prefeito José Nazareno Zezé Gomes.

A inauguração representa um avanço significativo para a cidade, sendo a primeira unidade do tipo na região e a sétima no estado de São Paulo.

Anuncio

“Esta é mais uma obra impulsionada pela boa relação com o Governo do Estado. O cuidado com as pessoas, que já é uma marca consagrada em Hortolândia, está também alinhado com as diretrizes do governo estadual”, destacou o prefeito Zezé Gomes, ressaltando a importância da parceria para o desenvolvimento da cidade.

Praça da Cidadania

Governador Tarcísio de Freitas fala sobre a Praça da Cidadania

O governador Tarcísio de Freitas reiterou o compromisso do estado com Hortolândia, enfatizando a importância da Praça da Cidadania como um espaço de formação, lazer e inclusão social. “Hortolândia pode esperar sempre esta parceria do governo do estado. A Praça de Cidadania vai ser um local que permitirá formar novos microempreendedores ou abrir as portas de mercado de trabalho para muitas pessoas”, afirmou o governador.

Localizada no Jardim Nova América, a Praça da Cidadania de Hortolândia abrange uma área construída de 7 mil metros quadrados, oferecendo uma ampla gama de infraestrutura para atividades esportivas, de lazer e formação profissional. O espaço inclui quadra poliesportiva coberta, quadra de futebol society, pista de skate, pista de caminhada, bicicletário, parque infantil, academia ao ar livre, horta comunitária e redário.

Advertisement

Um dos diferenciais da Praça da Cidadania é a presença da Escola de Qualificação Profissional, com dez salas destinadas a oferecer cursos diversos, como informática, gastronomia, moda e arte, beleza e bem-estar, entre outros. Essa iniciativa visa capacitar a população e abrir novas oportunidades de trabalho e empreendedorismo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Nossa Cidade

Calorão bate 32ºC e deve subir mais na próxima semana em Hortolândia

diminuir o calor dentro de casa

A previsão para a sexta-feira (26) é de predomínio de céu claro pela manhã e à noite, mas períodos de céu parcialmente nublado à tarde.

Não se descarta a ocorrência de pancadas muito rápidas e isoladas à tarde, uma vez que o teor de vapor de água e a presença de calor poderão favorecer o desenvolvimento de algumas nuvens ao ponto de ocasionar chuvas, embora as chances sejam pequenas. No entanto, não há riscos associados. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

Anuncio

A tendência para o sábado é de predomínio de sol, com períodos de céu parcialmente nublado. As temperaturas ficam entre 19 e 32ºC.

sáb.
33°21°

Advertisement

dom.
33°20°

seg.
34°20°

ter.
34°19°

qua.
34°20°

Advertisement

qui.
34°20°

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Continue Reading

Noticias

engasgado com pedaço de pão engasgado com pedaço de pão
Nossa Região2 horas ago

Menino de 7 anos morre engasgado com pedaço de pão em escola de Mogi Guaçu

Uma tragédia abalou a cidade de Mogi Guaçu ontem (25), quando houve a confirmação da morte do menino de 7...

curso gratuito curso gratuito
Cursos3 horas ago

Curso gratuito para se preparar para o Concurso da Caixa: confira

Que tal fazer um Curso gratuito para se preparar para o concurso da Caixa Econômica Federal, que chegará em breve?...

terreno abandonado terreno abandonado
Policial4 horas ago

Homem tenta agarrar e arrastar mulher para terreno abandonado, mas é preso pela polícia em Sumaré

Na manhã de ontem (25), uma equipe policial de Sumaré seguiu até o bairro Santa Terezinha, após uma mulher relatar...

grupo de motoboys grupo de motoboys
Policial4 horas ago

Cliente, supostamente, agride trabalhador de app e grupo de motoboys depredam casa em Mogi Mirim

Um grupo de motoboys protagonizou uma cena de violência no bairro Parque Novacoop, em Mogi Mirim, na tarde de ontem...

torre de queda livre torre de queda livre
Nossa Região5 horas ago

Hopi Hari tenta reabrir Torre de queda livre que fez um vítima fatal em 2012

O Hopi Hari está com planos de reabrir a Torre de queda livre, conhecida como ‘La Tour Eiffel’, que vitimou...

Baixa umidade Baixa umidade
Nossa Cidade5 horas ago

Baixa umidade e altas temperaturas em Hortolândia para este fim de semana: confira previsão do tempo

Nesta sexta-feira (26), Hortolândia amanheceu sob um céu aberto, com poucas nuvens e uma brisa suave, indicando um dia ensolarado...

delegacia abuso delegacia abuso
Policial6 horas ago

Captura de procurado em Hortolândia por crimes graves

Na tarde desta quinta-feira(25), uma ação eficiente das forças policiais resultou na captura de um indivíduo procurado pela justiça em...

Advertisement
cinema

Populares