13 de junho de 2024
Nossa Cidade

Equipe do Portal Hortolândia lança documentário sobre a Fazenda Gazzetta

Equipe do Portal Hortolândia lança documentário sobre a Fazenda Gazzetta

Na noite desta segunda-feira (27), o Portal Hortolândia realizou uma cerimônia de lançamento oficial do documentário “Raízes da Fazenda Gazzetta – Cultivando história e natureza em Hortolândia“.

O evento contou com a presença do prefeito de Hortolândia, Zezé Gomes, da secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Eliane do Nascimento, entre outros membros da administração pública e convidados.

O projeto, idealizado por Uberdan e Guilherme, sendo este último contemplado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022), que viabilizou a execução do projeto.

Durante sua fala no evento, Guilherme enfatizou que o documentário “não só preservou a história da Fazenda Gazzetta, mas também destacou sua importância para a fauna e os recursos hídricos da cidade.

Já o prefeito Zezé reforçou que este documentário ajudará a levar ao conhecimento da população sobre a Fazenda Gazzetta. O prefeito explanou que muitas pessoas, inclusive de bairros vizinhos à fazenda, não a conhecem.

A cerimônia, conduzida por Éder Oliveira, membro da equipe do Portal Hortolândia, destacou-se pela entrega de um quadro representativo do documentário. A obra, criada pelo designer gráfico Evandro Bragança, que também teve um papel crucial na organização do evento, simbolizou a essência e o impacto do documentário.

Confira o cerimonial na íntegra na página do Facebook do Portal Hortolândia.

Sobre o documentário Fazenda Gazzetta

O documentário Raízes da Fazenda Gazzetta – Cultivando história e natureza em Hortolândia, um panorama sobre a história do local inicialmente como Fazenda Santo Antônio do Morro Azul e atualmente conhecido como Parque Socioambiental Antônio Gazzetta.

Ao longo de 60 minutos, o espectador verá que ainda hoje há uma grande diversidade de espécies nativas e estruturas para a educação ambiental. Entrevistados relatam não só o cuidado na preservação da área natural, mas também da área construída há muitas décadas e quais os planos para o futuro da Fazenda.

Assista o documentário na íntegra no Canal do Youtube do Portal Hortolândia.

Sobre a Lei Paulo Gustavo

A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) representa o maior investimento direto já realizado no setor cultural do Brasil e destina R$ 3,862 bilhões para a execução de ações e projetos culturais em todo o território nacional. Instituída pela Lei Complementar nº 195/2022, sua execução foi regulamentada e ajustada em 18 de dezembro de 2023 pela Lei Complementar nº 202, garantindo a distribuição eficiente dos recursos e a execução dos projetos até 31 de dezembro de 2024.

Os entes federativos podem solicitar os recursos e cadastrar um Plano de Ação na plataforma TransfereGov para ter acesso aos valores destinados. O Ministério da Cultura supervisiona a execução da Lei, mas não realiza os repasses diretamente aos beneficiários, e sim ao estado, distrito federal ou município. Com a verba recebida, o ente federativo lança editais, prêmios ou chamamentos públicos que podem ser acessados pelos profissionais de cultura.

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98