A dona de casa Luzanira dos Santos Souza, de 50 anos, mora no Jardim Boa Esperança e faz consultas médicas da UBS (Unidade Básica de Saúde) Parque do Horto. Na manhã desta terça-feira (21/08), ela esteve lá, mais uma vez para acompanhamento médico e pegou receita de alguns medicamentos que vai precisar tomar nos próximos dias. Desta vez, ela retirou os itens ali mesmo, na farmácia que começou a funcionar hoje, na própria unidade de saúde. A inauguração do espaço para dispensação de medicamentos deixou a dona de casa bem satisfeita. “Se não tivesse a farmácia aqui, eu teria que ir a pé até a UBS do Jardim Nova Hortolândia. Às vezes, nem daria tempo de ir hoje ainda e eu ia começar a me medicar só amanhã. Achei muito boa esta nova farmácia, muito mais prático para quem precisa dos remédios”, explicou.
A farmácia da UBS Parque do Horto é a segunda das quatro que serão entregues, nesta semana, pela Prefeitura de Hortolândia: na segunda-feira (20/08), a UBS Amanda I passou a contar com a entrega dos medicamentos; nesta quarta-feira (22/08), mais duas unidades também terão o serviço, a UBS Campos Verdes e a UBS São Jorge. A medida adotada pela Prefeitura faz parte da reestruturação da Saúde Básica e deve ser ampliada, até o final do ano, para todas as 17 unidades de saúde do município. A área da saúde é uma das prioridades do governo do prefeito Angelo Perugini.
Antes, a dispensação de medicamentos acontecia em cinco das 17 unidades básicas de saúde do município. Com as quatro novas farmácias, a população contará com nove locais para retirar medicamentos prescritos pelos médicos, com mais acesso ao tratamento gratuito. “São quase 200 medicamentos fornecidos nestas farmácias, garantindo maior acesso da população da área de abrangência ao tratamento gratuito e imediato. Nestas unidades serão entregues medicamentos básicos, que fazem parte da Relação Nacional de Medicamentos Básicos: antibióticos, anti-inflamatórios, medicamentos para o controle do diabetes e colesterol, incluindo a insulina distribuída pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou a secretária de Saúde, Odete Carmen Gialdi. Já os medicamentos psicotrópicos, de uso controlado para transtornos psiquiátricos, continuam a ser entregues, exclusivamente, nas UBSs referenciais: Santa Clara, Novo Ângulo, Nova Hortolândia, Rosolen e Jd. Amanda. Isso porque a receita é retida e o trâmite de dispensação é diferenciado.
Conforme explica a secretária de Saúde, com a reestruturação da rede de atenção básica, todas as unidades terão farmácias e trabalharão com a estratégia de saúde da família, o que representa maior ganho para a população. “Todas as unidades terão consulta com médicos generalistas, profissional que tem um conhecimento amplo e geral dos principais problemas da comunidade onde atua, capaz de consultar crianças, adultos, idosos e gestantes. Além disso, haverá oferta de exame de eletro, dispensação de medicamentos e maior autonomia na resolutividade dos problemas”, garante.
Medicamentos essenciais
Para padronizar e construir consensos clínicos de prescrição de medicamentos, a Secretaria de Saúde finaliza a Remume (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais), documento que apresenta aos profissionais da saúde quais remédios a população encontra à disposição, de forma gratuita, nas farmácias das unidades de saúde. “O documento norteará o trabalho dos médicos, que saberão quais os medicamentos que sendo indicados para determinado problema de saúde, serão facilmente encontrados pela população em qualquer unidade de saúde. Para a população isso representa acesso facilitado ao tratamento”, explica a secretária de Saúde.
A Remume leva em conta outras diretrizes farmacológicas, como a Rename (Relação Nacional de medicamentos essenciais), além do perfil epidemiológico da cidade. “São listados itens com evidência clínica comprovada”, afirma Odete. A previsão é que a Remume esteja pronta até o final deste mês.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98