Nossa Cidade

Está aberto período de alistamento militar

alistamento

Jovens nascidos em 1998, que completam 18 anos em 2016, devem procurar a  178ª Junta Militar, com sede em Hortolândia, para realizar o alistamento militar. O alistamento, que vai até dia 30 de junho, é obrigatório, sendo necessário para que rapazes recebam Certificado de Reservista. Este é um documento pessoal exigido para os homens, maiores de 18 anos, no ato da matrícula em instituições de ensino, posse de cargos de concursos públicos, contratação profissional e outras ocasiões que necessitem da comprovação da dispensa militar.

A Junta Militar é o órgão encarregado de dirigir, orientar, coordenar e controlar as atividades ligadas ao Serviço Militar, no âmbito do Exército, em todo o território nacional. O Serviço Militar consiste no exercício das atividades desempenhadas pelas Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), instituições da Defesa Nacional. Em Hortolândia, o órgão está vinculado à Secretaria de Chefia de Gabinete, da Prefeitura de Hortolândia.

O setor de apoio à Junta Militar, órgão vinculado, está localizado na rua Antônio Bernardes, nº 360, no Remanso Campineiro. O horário de atendimento para alistamento é das 8h30 às 11h30, de segunda a sexta-feira.

Como se alistar

Para se alistar, é preciso ir até a sede da Junta Militar e apresentar originais e cópias dos seguintes documentos: comprovante de endereço no nome do pai ou da mãe, certidão de nascimento, identidade e CPF, além de duas fotos 3×4 recentes.

Aqueles que são impedidos por motivos religiosos de prestar serviço militar devem apresentar declaração, com firma reconhecida, assinada pelo responsável pela igreja.

Juramento à Bandeira

Após o período de alistamento formal, os jovens ainda poderão procurar a Junta Militar para se alistarem. No entanto, pagarão uma multa. Todos os alistados participam da cerimônia de Juramento à Bandeira, agendada para o segundo semestre, em data a ser definida. Durante o evento, os jovens receberão o Certificado de Reservista. Como em Hortolândia não há Tiro de Guerra, todos os alistados são dispensados.

Sair da versão mobile