Apresentação, aberta a toda comunidade escolar, foi nesta segunda-feira (15/05), na Emef Janilde Flores G. do Vale, na Vila Real
Para respeitar e valorizar diferentes culturas é preciso conhecê-las. Alunos da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Janilde Flores Gaby do Vale, na Vila Real, tiveram, na noite desta segunda-feira (15/05), uma oportunidade única: conversar com índios da tribo Kariri-Xocó, naturais de Porto Real do Colégio, em Alagoas. De passagem pela região, os indígenas foram convidados pela equipe gestora da escola, que integra a rede de ensino da Prefeitura, para apresentar um pouco de sua cultura à comunidade escolar.
Além de assistirem à apresentação de dança e canto típicos deste povo, os cerca de 500 presentes puderam ver de perto objetos artesanais, participar de uma oficina de canto e dança e esclarecer, por meio de uma roda de conversa com os dez indígenas (quatro mulheres, quatro homens e um curumim), inúmeras dúvidas sobre a vida na tribo, tais como: como é a vida na aldeia? Por que os índios se pintam? Como fazem seus artefatos? O índio kariri-xocó sofre? Por quê?
“Esta é a primeira vez que uma tribo indígena vem a Hortolândia”, afirma o diretor da escola Ronaldo Alexandrino, um dos idealizadores da visita, juntamente com a coordenadora pedagógica Ana Lúcia Lima Flores. “É muito importante discutir a questão da diversidade cultural e, dentro dela, a questão indígena. Valorizar a cultura do índio é valorizar a nossa própria história. E uma oportunidade como esta, na escola pública, é única. É um diferencial discutir sobre a cultura indígena com o próprio índio. É um contato direto e enriquecedor”, ressalta o professor.
A Emef Janilde Flores G. do Vale tem 673 alunos matriculados em turmas do 1° ao 5° ano.
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98