Nossa Cidade

Equipes de saúde de Hortolândia recebem capacitações para melhor atendimento à população

Servidores participaram de treinamento sobre procedimento de urgência e emergência, nesta quarta-feira (25/05) 

Os profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência realizam o árduo trabalho de salvar vidas. Por isso é importante eles estarem sempre aptos e atualizados para desempenhar sua função com eficiência. Para oferecer um atendimento cada vez melhor à população, o SAMU (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) de Hortolândia promoveu uma capacitação sobre punção intraóssea, nesta quarta-feira (25/05). A atividade contou com a participação de 30 profissionais do Hospital Municipal, das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e do próprio SAMU. 

O coordenador do SAMU de Hortolândia, José Roberto Silva, explica que a punção intraóssea é um procedimento para injetar soro ou medicamento na medula óssea do paciente. O procedimento, realizado em casos de urgência e emergência, é adotado quando há dificuldade ou não é possível fazer a infusão no vaso sanguíneo em decorrência do estado do paciente. 

A capacitação teve conteúdo teórico e prático. O coordenador salienta que a atividade foi para capacitar as equipes para usar o dispositivo de punção intraóssea que foi adquirido pelo SAMU. A capacitação foi ministrada por representantes da empresa junto à qual foi feita a aquisição do dispositivo. 

Evitar uso de adornos

Os profissionais de saúde também precisam redobrar os cuidados para evitar o uso de objetos pessoais que possam causar contaminação, infecção ou comprometer o estado dos pacientes e dos próprios profissionais. Para orientá-los sobre essa questão, a Prefeitura de Hortolândia realizou nesta semana a capacitação “Segurança no trabalho: zero adorno” para as equipes da UPA Rosolém. A atividade foi ministrada pelo técnico de segurança no trabalho do hospital municipal de Hortolândia, Aleandro Cesar Seraphim. 

O objetivo da atividade é conscientizar os profissionais sobre a importância de não usar adornos, tais como brincos, colares, entre outros, no trabalho. O técnico Aleandro Cesar Seraphim reforçou que esses objetos não devem ser usados por questões de segurança e proteção dos pacientes e dos próprios profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde, a capacitação foi iniciada no mês passado para as equipes do Hospital Municipal. As demais UPAs também receberão a capacitação.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...