Programa garante atendimento humanizado a pacientes em internação domiciliar
Pacientes do Programa de Atendimento Domiciliar (PADO), oferecido pela Prefeitura de Hortolândia, recebem imunização contra gripe em casa. Nesta semana, o PADO promoveu a vacinação contra gripe a pacientes acamados e familiares. Mais de 500 doses da vacina foram apliacadas. A garantia de atendimento e suporte aos pacientes em internação domiciliar de Hortolândia é atribuição do PADO. Por meio do serviço realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, cerca de 133 pacientes são acompanhados pelo programa e recebem medicação, atendimento médico e insumos diversos no conforto do lar. Isso colabora com o processo terapêutico, uma vez que a proximidade da família proporciona conforto emocional a estas pessoas.
De acordo com a coordenadora do PADO, Viviane Francelina de Freitas Souza, o atendimento dos pacientes pela equipe inicia durante a alta compartilhada, realizada em parceria com hospitais. “No caso de pacientes com indicação para internação hospitalar, o hospital faz a recomendação e a família procura o Programa de Atendimento Domiciliar. Avaliamos caso a caso, para identificar pacientes com o perfil do nosso atendimento. É o caso, por exemplo, daqueles que necessitam de oxigênio, fraldas, dieta enteral artesanal e outros. A partir da alta, a equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, dentista, nutricionista e assistente social, inicia o acompanhamento com visitas periódicas”, explica Viviane.
Além do tratamento de sintomas físicos, o PADO também trabalha com apoio emocional. A coordenadora destaca que o cuidado humanizado com os pacientes é tão importante quanto os recursos terapêuticos. “Tentamos proporcionar conforto emocional para estas pessoas. Toda equipe trabalha com muito amor e carinho para proporcionar mais qualidade de vida à essas pessoas”, reconhece a coordenadora do programa.
Imunização à todos os grupos de risco
Até o momento, o município registrou 25 notificações de Gripe causada pelo vírus H1N1: 17 casos foram negativados e outros oito aguardam resultados de exames. Desde que a campanha teve início, no dia 10 de abril, a Prefeitura de Hortolândia já vacinou 48.120 pessoas dos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Isso representa 88.75% do público prioritário.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos de risco.
Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe – Balanço Parcial (02/05)
Grupo de Risco
Vacinas Aplicadas
Percentual
Crianças < 6 meses > 6 anos
8.995
57,85
Gestantes
1.356
58,98
Puérperas
473
125,13
Idosos
12.848
85,27
Trabalhadores da Saúde
2.682
44,35
Professores
1.396
58,26
Doentes crônicos
9.400
75,31
Militares, Bombeiros e Guardas Municipais
88
Sem meta estabelecida
Total
48.120
88,75
No dia a dia, as salas de vacina das unidades de saúde ficam abertas de segunda à sexta-feira. No caso da imunização contra a Gripe, a vacina é oferecida das 8h às 16h. Para garantir a proteção, basta procurar o ponto de vacinação mais próximo de casa e lavar a carteirinha de vacinação para que a dose seja anotada. “Tomar a vacina mantém o organismo mais resistente contra os principais vírus em circulação. A imunização não tem contraindicação e é uma importante aliada para garantir a vitalidade e as boas condições de saúde das pessoas”, destaca a secretária de Saúde, Odete Carmem Gialdi.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98