O prefeito Angelo Perugini participou, na tarde desta segunda-feira (09/12), da entrega de certificados às aprendizes da primeira turma do projeto “Costurando Oportunidades”, que busca preparar para a geração de renda moradoras do Jd. São Sebastião. A cerimônia aconteceu no auditório do IFSP-HTO (Instituto Federal de São Paulo), campus Hortolândia, e reuniu cerca de 50 pessoas, entre aprendizes, familiares, professores, autoridades municipais e demais envolvidos no projeto, dentre elas a professora Caroline Jango, responsável pela iniciativa no âmbito do IFSP, e pela presidente da AMCRESS (Associação dos Moradores do Conjunto Residencial São Sebastião), Mara Ester da Silva.
Perugini saudou as alunas e destacou a importância da parceria estabelecida entre Prefeitura e Instituto Federal. Iniciado em agosto deste ano, o projeto “Costurando Oportunidades” é realizado a muitas mãos: é promovido pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, graças à iniciativa do Instituto Federal-HTO, em parceria com a AMCRESS.
Inicialmente, o projeto disponibilizou aulas de costura industrial e atividades socioeducativas para 25 munícipes. De acordo com o Departamento de Geração de Renda e Economia Solidária, da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, as participantes, além de moradoras do bairro, são pessoas em vulnerabilidade social, indicadas pela Associação de Moradores. Por meio de atividades práticas e teóricas sobre costura, buscou-se incentivá-las ao empreendedorismo.
As aulas teóricas aconteceram no campus do Instituto Federal às segundas-feiras e foram coordenadas pela professora Caroline Jango. Incluíam palestras socioeducativas, voltadas ao público feminino, sobre saúde, relações familiares, direitos das mulheres e temas afins. Já as aulas práticas aconteceram, às sextas-feiras, na sede da AMCRESS, em máquinas cedidas pela Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social. Nesta etapa, o curso foi ministrado pelas mesmas profissionais que ensinam costura e moda nas aulas do CQP (Centro de Qualificação Profissional), onde são produzidos os uniformes dos alunos da rede municipal de Hortolândia.
Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia
Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado
Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98