Nossa Cidade

Emeief Jd Santa Emília será de tempo integral

 

A Emeief (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Jd. Santa Emília, que hoje funciona em regime parcial, passará a ser escola de tempo integral em 60 dias. O anúncio foi feito pelo prefeito Angelo Perugini, nesta segunda-feira (26/02), durante entrega de uniformes e material escolar. Com a ação, a escola, que atende 184 alunos em turmas de Minigrupo, Maternal, Jardim 1 e 2, passará a ser a primeira unidade de Educação Infantil a compor o programa, ao qual já aderiram outras 15 unidades de Ensino Fundamental. Perugini também visitou outras três escolas: as Emefs Prof. Cláudio Roberto Marques, no Jd. Santana, e Viva Mais, no Jd. Santa Clara II; e a Emei Novo Cambuí.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Infantil, Simone Locatelli, o projeto de adaptação da escola, em elaboração, prevê que as crianças atendidas em creche (Minigrupo e Maternal) permaneçam o dia todo aos cuidados da equipe, enquanto as maiores, de Jardim, realizem atividades pedagógicas no contra turno. Somente neste ano, o programa Escola de Tempo Integral, retomado pela Prefeitura em 2017, beneficiará 2.419 mil alunos, em 15 escolas. A meta é que, em 2020, 28 Emefs participem dele, oferecendo a 4.210 alunos do Ensino Fundamental a oportunidade de participar de atividades culturais, esportivas, artísticas, de lazer e cidadania, no horário oposto ao do ensino regular, desenvolvendo-se em diferentes dimensões. Na semana anterior, Perugini anunciou projetos de ampliação e melhorias para duas Emefs na região do Jd. Rosolen, Fernanda Graziele Resende Covre e Armelinda Espúrio da Silva.

“Queremos eliminar a escola de meio período. Criança que vê TV duas horas por dia perde o gosto pela leitura. A mente fica preguiçosa. Nas cidades grandes, como Hortolândia, se a gente trancar a criança dentro de casa, ela vai ficar na TV. Por isso, sonho com a Escola de Tempo Integral”, afirmou Perugini, destacando a promoção de políticas públicas que viabilizam o programa, tais como a nova merenda escolar e a entrega dos kits escolares. Cerca de 24,6 mil crianças, jovens e adultos serão beneficiados com a entrega dos kits até o final deste mês. O investimento da Administração Municipal com os uniformes é de R$ 1,5 milhão e com os materiais escolares, R$ 3,2 milhões.

Para o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Moraes, a proposta da Escola Cidadã, desenvolvida no município, estimula a parceria entre Prefeitura e comunidade escolar. “Esta é a construção de um trabalho. A Prefeitura teve a coragem de escolher organizar a educação. Mas a escola é de vocês. A participação dos pais é muito importante. Os kits de uniforme e materiais foram pedagogicamente pensados para oferecer o melhor aos nossos alunos. O material escolar é tão importante quanto os conteúdos. É ferramenta de gestão de políticas públicas na educação. Uniforme é segurança, identidade, igualdade. E não há lugar melhor para aprender estes valores que a escola”, destacou. 

Mãe de Monique, de 9 anos, estudante do 4o ano na Emef Prof. Cláudio R. Marques, a costureira Nilceia dos Santos também entende a relação família-escola-Prefeitura como parceria necessária. “A entrega de uniforme e materiais é um retorno de tudo, dos impostos que pagamos. É importante para que todas as crianças fiquem iguais. É também uma economia de roupa. Agora, eu posso comprar, mas sei que tem alguns pais que não podem comprar roupa nova pros filhos, assim como tem outros que não podem comprar roupa de marca e a criança fica constrangida. Eu quando criança, em São Paulo, passei por isso no infantil e recordo até hoje, porque minha família não podia comprar o uniforme. Hoje vejo na escola todo mundo igual. É muito bom. O material também ajuda bastante”, comenta. Para a dona de casa Cristiane Colombari Costa, mãe de Evelin, de 10 anos, aluna do 5o ano, e Alice, de 5 anos, no Jardim 2, “a entrega do uniforme é interessante e importante para a família, por economizar roupa de casa. As cores do uniforme estão mais bonitas. Dá mais segurança quando a criança usa, porque todo mundo sabe que estuda na escola pública”, afirma Cristiane.

Na Emef Prof. Cláudio Roberto Marques, a apresentação de ginástica rítmica, feita pela aluna do 4o ano, Júlia Lira de Figueiredo, de 9 anos, encantou a plateia. Além de estudar em escola da rede, a jovem ginasta treina em outro órgão municipal, o ginásio Gino Bernardini, ao lado do campo do Rosolen.

Investimento em qualidade

Neste ano, a Prefeitura entrega nas escolas municipais kits de material já montados, o que agiliza o processo de distribuição aos estudantes. Antes, os materiais eram comprados em lote, o que exigia a montagem de cada conjunto. Ao todo, são 13 kits individuais diferentes, além de agenda diária para todos os estudantes. Todos os materiais foram avaliados e aprovados pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Entre os itens distribuídos estão lápis de cor e de escrever, borracha, cadernos variados e tesourinha sem ponta, de acordo com a idade e a série do aluno. Com esta ação, a Administração Municipal reafirma o compromisso assumido em 2005, no primeiro governo do prefeito Angelo Perugini, de garantir material escolar gratuito e de qualidade, de forma integral, para atender os alunos ao longo de todo o ano.

A Prefeitura comprou também itens de uso coletivo, que serão entregues para as escolas. São diversos tipos de papéis, como sulfite, canson, cartolina e crepon, por exemplo, além de durex e demais materiais usados como apoio às atividades pedagógicas. Estes produtos, normalmente, são incluídos na lista de material escolar. Com a entrega gratuita, a economia proporcionada às famílias é ainda maior.

Além da agenda e dos materiais de uso individual e coletivo, a Prefeitura distribui também uniformes de verão: duas camisetas e uma bermuda, confeccionados pelas aprendizes do curso de Costura Industrial. A novidade fica por conta das cores do conjunto. As roupas são em branco e azul, numa composição de visual leve e moderno.

Este artigo foi enviado pela Prefeitura de Hortolandia

Para mais notícias, eventos e empregos, siga-nos no Google News (clique aqui) e fique informado

Lei Proibida a reprodução total ou parcial, sem autorização previa do Portal Hortolandia . Lei nº 9610/98
Veja Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
...